Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Emprego e Formação

Emprego e Formação
Progressão nos Estudos para Adultos / Reconversão Profissional 


Emprego

Aos desempregados
A UNIVA é um gabinete de apoio à área do emprego e formação profissional. Procura apoiar os jovens na sua integração no mercado de trabalho, ao facultar-lhes instrumentos de procura pró-ativa, desenvolvendo um trabalho em rede com outras instituições formativas ou empresariais. Assim, assumem particular importância as técnicas de procura de emprego, desde o apoio na elaboração do currículo, cartas de candidatura espontânea e cartas de resposta a anúncios, bem como a preparação para a entrevista de emprego. Paralelamente, é feito um diagnóstico das necessidades formativas, ou mesmo escolares, para que os jovens consigam, ao nível do mercado de trabalho, satisfazer as suas aspirações pessoais, sendo então encaminhados, quer para instituições escolares ou centros de formação, quer para empresas.

Horário de atendimento: diariamente das 10h00 às 17h00 no Centro Municipal de Juventude, espaço Vila do Conde 2020

Às empresas

É prestado todo o apoio às empresas que pretendam recrutar novos funcionários, desde a pré-seleção até à disponibilização das instalações para as entrevistas.

Ações de Formação
Várias ações de formação no âmbito das Novas Tecnologias (iniciação à informática para crianças e idosos, internet, msword e excel) organizados pelo Centro Municipal de Juventude ou da responsabilidade de outras entidades a decorrer no Centro M. de Juventude ou encaminhamento para entidades externas.

Formações Modulares – formação de curta duração (módulos de 25h ou 50h) em várias áreas, destinam-se ao enriquecimento curricular dos candidatos.

Formação em Línguas - Inglês, Alemão e Espanhol – cursos extensivos (ano letivo) e intensivos (um mês), com vários níveis a decorrer no Centro M. Juventude (Manitoba).

Português para estrangeiros (aulas individuais): a decorrer no Centro (Manitoba).

Formação Escolar e Profissional
Cursos de aprendizagem de nível 4, com equivalência ao 12º ano, para jovens com o 9º ano de escolaridade. Confere certificado de formação profissional. A decorrer no Centro Municipal de Juventude (CESAE).

EFA: Educação e Formação de Adultos – para desempregados. Permite a conclusão dos 9º e 12º anos de escolaridade e simultaneamente a realização de um curso de formação profissional. (CESAE).

Cursos de Especialização Tecnológica – para jovens com o 12º ano de escolaridade completo (CESAE).
CQEP – Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional
para conclusão dos 9º e 12º anos, para adultos com experiência profissional (CESAE).


 Formação Artística

Conservatório de Música de Vila do Conde
O Conservatório de Música de Vila do Conde é uma escola de ensino especializado de música pertencente à rede de escolas de ensino particular e cooperativo.
Apresenta um corpo docente estável com 18 professores dos quais mais de 80% possuem habilitações a nível de Licenciatura ou Mestrado, bem como habilitação profissional para a docência.
A escola foi agraciada com a "Medalha de Mérito Municipal" pela Câmara Municipal de Vila do Conde em Junho de 2007.
A oferta formativa compreende os seguintes cursos:

- O Curso de Pré-Iniciação Musical é direcionado a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5/6 anos.
- O Curso de Iniciação Musical destina-se a alunos inscritos no 1º ciclo do ensino básico, na rede pública ou em escolas do ensino particular e cooperativo. A frequência do Curso de Iniciação Musical, cumulativamente com a conclusão do 1º Ciclo do Ensino Básico, permite aos alunos o acesso ao Curso Básico de Instrumento mediante a realização de uma prova de selecção nos termos do nº 2, do artigo 8º, da Portaria nº 225/2012, de 30 de Julho.
- O Curso Básico de Música em regime articulado/supletivo destina-se a alunos com ou sem Iniciação Musical matriculados em escolas da rede pública ou da rede do ensino particular e cooperativo. Esta admissão está condicionada à prestação prévia de uma prova de selecção, nos termos do artigo 8º da portaria nº 225/2012, de 30 de julho.
- O Curso Secundário de Música em regime articulado/supletivo destina-se a alunos matriculados em escolas da rede pública ou da rede do ensino particular e cooperativo. O ingresso neste curso faz-se mediante a realização de uma prova de acesso nos termos do artigo 11º da Portaria nº 243 – B/2012, de 13 de agosto.

Para mais informações consulte www.adapvc.pt

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 9h00/12h00 e 14h30/19h00
Sábado: 10h00/12h00
Telef.: 252 633 520 / 252 638 716
E-mail: conservatorio@adapvc.pt

 

Escola de Dança

Visando a formação vocacional de alunos de todas as idades, tem sido desenvolvido no Centro Municipal de Juventude, desde 1995, um espaço no âmbito da dança contemporânea através da Escola de Dança.

O ensino da dança nesta Escola visa a interiorização de novas linguagens e a descoberta de diferentes formas de expressão, incentivando e desenvolvendo um processo de aprendizagem assente na análise, pesquisa e criatividade, inerente a qualquer área artística.

Constituem objetivos principais deste projeto:

  • Mostrar e provar que a dança pode ser para todos, considerando que cada indivíduo tem, desde que reúna vontade e dedicação, mil e uma possibilidades de crescer seja em que área for. Neste sentido foram criados cursos com objetivos diferentes de formação, um mais completo denominado de curricular e outro mais descomprometido intitulado de livre.
  • Ensinar e trabalhar a dança enquanto linguagem e objeto artístico, não a reduzindo a uma vertente lúdica e/ou a aspetos físicos técnicos. Além da aprendizagem de diversas técnicas de dança, os cursos assentam num conjunto de conteúdos diversos com vista a uma formação global do aluno.
  • Privilegiar a individualidade do aluno, ajudando-o a adquirir maior autonomia, identidade própria e incentivando-o no desenvolvimento das suas capacidades criadoras e comunicativas.

mais informações

Informações:
Secretaria da Escola
Av. Júlio Graça, n.º 580
4480-754 Vila do Conde
telef: 252 645 843 | e-mail: escoladanca.cmj@cm-viladoconde.pt


Telecentro

O Telecentro é um espaço multisserviços, resultante da parceria estratégica entre o Município de Vila do Conde e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, equipado com postos de trabalho apetrechados com computador, scanner, acesso à internet, fax e software diversificado, adaptados às necessidades de um conjunto alargado de profissionais que trabalham com novas tecnologias. Espaço de promoção da economia digital, aposta fortemente nas novas tecnologias como forma de promoção do auto-emprego e do teletrabalho, prestando, ainda, um conjunto de serviços na área da cópia e impressão digital.

Contactos
Avenida Júlio Graça, 580
4480-672 VCD
Telefone: 252645843
E-mail: vconde@telecentro.webside.pt

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta: 10h00/19h30

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação