Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

São João 2017

imagem

Até 24 de junho, Vila do Conde está em festa com um programa de elevada qualidade preparado pela Câmara Municipal e pela Comissão de Festas.

Embora o seu auge seja na noite de 23 para 24, o programa estende-se por mais de três semanas, conservando todas as tradições e enaltecendo momentos como a majestosa Procissão, o Cortejo das Mordomas, a Ida à Praia, as indispensáveis animações, os muitos e bons espetáculos musicais, o Desfile de Moda de Rendas de Bilros, a corrida noturna S. João Night Run, as cascatas e, como é óbvio, a imprescindível participação do Rancho do Monte e do Rancho da Praça.

Também as freguesias do concelho têm uma ação muito importante, pelo que contamos com a presença de todas, nomeadamente através da Exposição de Mastros representativos de cada uma delas.

São João: a festa maior do concelho de Vila do Conde! Serão milhares os vilacondenses e visitantes de todo o país que tornarão este São João memorável!

Consulte aqui o programa completo:

Programa_de_S._João

Concertos

Diogo Piçarra | 4 de junho | 21h30 | Parque Urbano João Paulo II - Parque Polis

imagem

2017 é um ano marcante na carreira de Diogo Piçarra. Lançou “do=s”, o segundo álbum de estúdio que marcou também o lançamento de um novo espetáculo.

Será um espetáculo com uma forte componente visual e com a energia que tem caracterizado os seus últimos lançamentos.

Em palco, Diogo Piçarra na voz, guitarra e piano, estará acompanhado pelo seu habitual e irrepreensível trio de músicos: Francisco Aragão (guitarras, teclados e programações), Filipe Cabeçadas (bateria e programações) e Miguel Santos (baixo e teclado).

Um espetáculo que se espera emocionante e de partilha com o seu público – a sua enorme família - onde Diogo Piçarra vai percorrer os grandes Hits que têm marcado a sua carreira: ‘Tu e Eu’, ‘Dialeto’, ‘Verdadeiro’, ‘Entre as Estrelas’, ‘Wall of Love’ e o novo single ‘História’, dando também a conhecer as canções que compõem o novo disco “do=s”.

 

Azeitonas | 16 de junho | 21h30 | Avenida do Ave

imagem

Os Azeitonas são uma banda constituída por Mário Marlon Brandão (vocalista), Luísa Nena Barbosa (vocalista) e João Salsa Salcedo (vocalista e teclado). 

A banda é conhecida pelos seus singles bem sucedidos "Quem És Tu Miúda", "Anda Comigo Ver os Aviões", "Café Hollywood", "Ray-Dee-Oh" e "Tonto por Ti".

 

No trabalho "Salão América" constam os sucessos "Anda Comigo Ver os Aviões", "Café Hollywood" e "Dança, Menina Dança". Em 2011, é lançado o DVD "Em Boa Companhia Eu Vou", gravado ao vivo em Dezembro de 2010. O registo vem acompanhado com a primeira edição física (em CD) do álbum Salão América. O disco chegou, em 2012, até ao segundo lugar do top de vendas em Portugal.

Carminho, Marisa Pinheiro e Flávia Santos | 18 de junho | 21h30 | Praça Vasco da Gama

imagem

Vista como um símbolo da sua geração, tornou-se, em 2011, a Embaixadora portuguesa do programa “Youth on the Move”, a convite da Comissão Europeia. 2011 é também o ano de um arranque seguro de uma carreira internacional que a leva ao palco principal da Womex (World Music Expo), na Dinamarca, e a vários espectáculos no Reino Unido, França (Théâtre de la Ville), Holanda, Moçambique e Espanha.

Com ‘Perdoname’, com Pablo Alborán, Carminho torna-se na primeira artista portuguesa a atingir o número 1 do top espanhol. Lançou em 2012 o seu segundo álbum, “ALMA”, que estreou em primeiro lugar nos tops de venda portugueses e alcançou lugares de destaque em vários tops internacionais. Já no final de 2012, após cumprir mais de noventa datas em Portugal e no estrangeiro, Carminho realiza um sonho de sempre e grava com Milton Nascimento, Chico Buarque e Nana Caymmi, resultando numa reedição de “Alma” com os três novos temas.

 

Em 2016, Carminho segue viagem, “Canto” é uma das maiores surpresas do ano e confirma o futuro daquela que é já uma das artistas portuguesas de maior projeção internacional.

Agir | 20 de junho | 21h30 | Praça D. João II 

imagem

Compositor desde os 12 anos de idade, Agir herdou dos pais a paixão pelas artes performativas, mas é na música que prefere viver. 

«Leva-me a Sério»,editado pela Valentim de Carvalho, com apoio da MEGA HITS, saiu no dia 30 de Março de 2015. São 19 canções, escritas e produzidas pelo próprio, que demonstram o imenso talento de um dos principais cantores da nova música portuguesa de expressão urbana.Este trabalho tornou-se um grande sucesso, atingindo o nº 1 do top português de álbuns. Inclui temas como "Are You Ready?", "Tempo É Dinheiro" e "Como Ela É Bela".

Curiosamente, a 1ª edição de "Leva-me a Sério" não inclui aquele que é, até agora o maior êxito de Agir: "Parte-me o Pescoço". O hit já está, porém, presente na 2ª edição do álbum, lançada em Dezembro de 2015.

"Manto de Água", tema lançado no 1º trimestre de 2017 e que conta com a colaboração de Ana Moura, é o tema de apresentação do terceiro disco de Agir.

Rui Veloso | 22 de junho | 21h30 | Praça D. João II

imagem

Entre os seus sucessos fazem parte "Porto Sentido", "Não Há Estrelas No Céu", "Sei de Uma Camponesa", "A Paixão (Segundo Nicolau da Viola)" e "Porto Covo".

Regressou aos discos de originais, em 2005, com "A Espuma das Canções". Em 2009, lançou o álbum Rui Veloso ao Vivo no Pavilhão Atlântico. No ano de 2010, o Rui Veloso, conhecido como “Pai do Rock Português” comemorou 30 anos de carreira com concertos no Coliseu de Lisboa e no Coliseu do Porto.

Em 2016, Rui Veloso apresenta uma produção única onde revisita os temas mais emblemáticos da sua carreira.

Grande Noite de S. João 

Aqui fica o roteiro para a noite mais longa do ano:

22h - Grandiosas Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça;

23h30 - Atuações dos Ranchos do Monte e da Praça no Monte do Mosteiro e na Praça de São João, respetivamente;

1h30 - Espetáculo de fogo-de-artifício, cachoeira, aquático e piromusical no estuário do rio Ave;

imagem

2h - Atuação de artistas de música popular na Praça D. João II (Emanuel) e no Monte do Mosteiro (Duo Baila Comigo).

Poderá ainda apreciar as cascatas de São João espalhadas pela cidade.

Nos Jardins da Avenida Júlio Graça, a Expomarca marca presença. Também nos Jardins da Avenida Júlio Graça estará a decorrer a Feira à Moda Antiga. Entre oficinas, bancas e iguarias gastronómicas são recriados os usos e costumes portugueses do final do século XIX e início do século XX, com demonstração de artes e ofícios, vendedores e figurantes trajados à época, ficando os visitantes imbuídos pelo espírito da época.

Na Praça da República podem ser apreciados os Mastros de São João. Uma tradição para se manter que regista uma forte adesão por parte das Juntas/Uniões de Freguesia, que, com todo o orgulho, querem ficar na memória dos vilacondenses, como tendo apresentado o Mastro mais bem decorado.

Dia de S. João 

imagem

A fé demonstrada através das solenidades religiosas e a rivalidade saudável entre os Ranchos das Rendilheiras do Monte e da Praça são a alma das Festas de São João em Vila do Conde.

As festas integram, como pontos altos, as cerimónias religiosas que acontecem na tarde do Dia de São João - feriado municipal:

15h30 - Eucaristia Solene em honra de São João Baptista na Igreja Matriz

17h - Majestosa Procissão de São João Baptista, Padroeiro de Vila do Conde

Neste mesmo dia, à noite, a partir das 21h30, acontece a tradicional "Ida à Praia" dos Ranchos do Monte e da Praça, onde os adeptos acompanham os seus ranchos com a habitual folia e alegria, a cantar e a dançar. O Largo dos Artistas enche-se para lançar os tradicionais apupos entre ranchos e chegados à praia têm à sua espera muita gente, entre os quais muitos forasteiros que, conhecendo esta secular tradição, apreciam os grupos virados para o mar a cantar e a entoar as quadras de louvor ao Padroeiro.

As festividades encerram às 24h com uma Sessão de Fogo Preso na Praça D. João II.

Bom S. João!

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação