Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Prioridades Municipais

Executivo municipal   vereadores em perman ncia 1 720 2500

Definiu o Executivo Municipal para o mandato que decorre um conjunto de eixos prioritários que procuram potenciar a qualidade de vida dos Vilacondenses, apoiando a promoção da atividade económica e a fixação de investimento no Concelho, oferecendo condições de excelência a quem nos visita, num ambiente de tranquilidade e segurança.

Pretende-se promover a coesão territorial e social de Vila do Conde desenvolvendo ações e implementando medidas nos domínios do apoio social, educação, ou ainda na habitação e no saneamento básico, com o alargamento das redes de água e saneamento a todos os lugares do Concelho.

Deseja-se que o desenvolvimento do Concelho seja equilibrado e sustentável, pelo que também é prioridade a qualificação do espaço público e a valorização patrimonial e ambiental do território.

O turismo é um eixo prioritário na atividade municipal, com a promoção de Vila do Conde no país e no mundo, sendo encarado como fator de desenvolvimento e gerador de atividade económica, investimento e criação de postos de trabalho.

O apoio ao empreendedorismo e à iniciativa privada é outra das prioridades do Executivo Municipal. Está aberto o novo quadro comunitário – Portugal 2020 – e o Município de Vila do Conde definiu como uma das suas missões o apoio ao investimento das empresas criando, para tal, um local para atendimento dedicado e permanente a este importante eixo de financiamento, com a abertura do espaço Vila do Conde 2020.

Os clusters da agricultura e das pescas justificam, também, particular atenção. Vila do Conde é um concelho com forte tradição nestas duas áreas das atividades económicas, acolhendo mesmo a maior comunidade piscatória do país nas Caxinas. Neste sentido, o Executivo Municipal criou o Gabinete de Apoio às Pescas e Agricultura e integra os projetos de criação das duas DLBC-Desenvolvimento Local de Base Comunitária, rural e costeira, da região.

A cultura e o desporto são duas áreas em destaque, porque se entende que são essenciais para o crescimento das crianças e jovens, potenciando o conhecimento e mais qualidade de vida, promovendo ainda o desenvolvimento psico social e físico da comunidade, numa intervenção articulada e complementar à do nosso importante Associativismo Municipal, cuja ação é determinante para a afirmação do Concelho, face à forte dinâmica que imprime e ao contributo que empresta para a formação da Comunidade.

Pretende-se um Concelho dinâmico e atrativo, que conviva com a modernidade e as novas tecnologias a caminho do conceito de concelho inteligente, aberto e colaborativo, marcando presença no espaço digital e que seja igualmente capaz de saber salvaguardar os valores, a tradição, usos e costumes, identitários da nossa Comunidade.

A nossa riqueza histórica e cultural deve ser aproveitada, integrando-a no presente que vivemos e no futuro que projetamos. Por isso Vila do Conde abraçou uma nova missão: o projeto “Vila do Conde: um porto para o Mundo”, que pretende preservar uma atividade centenária, em extinção, a construção naval em madeira, inscrevendo-a no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial e, posteriormente, na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

Enfim, somos uma equipa que se orgulha do que diariamente faz, trabalhando com determinação, garantindo a gestão eficaz e o equilíbrio das contas municipais e, sobretudo próximo das pessoas, procurando cumprir o compromisso assumido com os Vilacondenses.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação