Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

"Com o Risco se faz um Barco"

Outros Eventos
19 a 29 Set '17
Cartaz do risco 2017 1 720 2500

Venha assistir à execução do traçado de uma embarcação à escala real "Com o Risco se faz um Barco", processo chave da construção naval e cujo conhecimento, quase esquecido, ainda perdura em Vila do Conde, não sendo realizado há mais de uma década.

Compete ao desenhador de construção naval, planificar e executar o projeto técnico, nomeadamente “lançar o risco à sala”, isto é desenhar as fôrmas que irão moldar as peças principais de uma embarcação. O plano geométrico, à escala real, é desenhado num estrado de madeira no chão, por meio de réguas e virotes.

Consciente da conjuntura atual vivida no setor da indústria naval de madeira, ainda tão importante e identitária de Vila do Conde, a autarquia propôs através do projeto “Vila do Conde- um porto para o Mundo” a submissão da inscrição das Técnicas da Construção e Reparação Naval de Madeira no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, tendo como objetivo final a elaboração de uma candidatura à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).

O projeto “Vila do Conde- um porto para o Mundo” pretende promover a proteção deste saber-fazer ancestral, que se encontra nas mãos dos vila-condenses, garantindo, desta forma, a sua continuidade às gerações vindouras.

Horário:

10h-18h

Exceto domingo e segunda-feira

Local:
Alfândega Régia - Museu de Construção Naval
Entidade:
Câmara Municipal de Vila do Conde
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação