Rede Solidária do Medicamento: assinado protocolo com a Dignitude

2018/07/19

Esta quinta-feira, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, e a Coordenadora Geral da Associação Dignitude, Dr.ª Maria de Belém Roseira, assinaram um protocolo de colaboração no âmbito do Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, um mecanismo que permitirá à autarquia vilacondense apoiar, numa primeira fase, 200 munícipes na aquisição de medicação.

O Município atribuiu 20 mil euros ao projeto abem, o que garante de imediato apoio a duas centenas de beneficiários que terão acesso ao Cartão abem, apresentando-o numa farmácia abem do concelho de Vila do Conde e assim adquirir os medicamentos que lhes foram receitados.

A Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, referiu que esta parceria tem como objetivo “apoiar cidadãos vilacondenses que se encontrem em situação de carência económica, com doença comprovada por diagnóstico médico e referenciados pelos Serviços de atendimento social”. Acrescentou ainda que o programa se destina não só a quem beneficia de prestações sociais, mas também a “todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante”.

Na sua intervenção, a Coordenadora Geral da Associação Dignitude, Dr.ª Maria de Belém Roseira, afirmou que foi com muito gosto que se deslocou até Vila do Conde para celebrar com a autarquia vilacondense este protocolo de colaboração. De acordo com as palavras da Dr.ª Maria de Belém Roseira, o Município de Vila do Conde “tem trabalhado afincadamente com o propósito de minorar os problemas sociais existentes no concelho, colocando em prática excelentes políticas sociais”.

Neste momento, o Programa Abem Rede Solidária do Medicamento está presente em 20 distritos do país, beneficia 5221 pessoas e 2674 famílias, conta com a adesão de 479 farmácias e já estabeleceu 77 parcerias.

Na cerimónia de assinatura do Protocolo de colaboração marcaram presença vários Presidentes de Juntas e Uniões de Freguesia, entidades ligadas ao setor da saúde, representantes de várias farmácias do concelho de Vila do Conde e técnicas dos serviços de ação social da Câmara Municipal.