Misericórdia inaugura Centro Interpretativo

2018/07/16

Foi inaugurado, na passada sexta-feira, o Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia (CIM) de Vila do Conde. O primeiro momento decorreu na Igreja da Misericórdia, onde teve lugar uma sessão solene que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Arcebispo de Braga e do Presidente da União das Misericórdias. Estiveram ainda presentes representantes de várias Misericórdias do norte do país, de associações de Vila do Conde, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde, Irmãos da Misericórdia de Vila do Conde, utentes e amigos.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, no uso da palavra, enalteceu a obra social, assistencial e cultural da Misericórdia, nestas últimas décadas, com dedicação à comunidade, principalmente aos seus segmentos mais vulneráveis. Usaram também da palavra o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Eng. Arlindo Maia, o Dr. Manuel Antunes e o Arcebispo de Braga. Foi ainda oferecida a todos os presentes uma publicação sobre o Centro Interpretativo da Misericórdia e uma medalha evocativa da inauguração.

Seguiu-se o descerrar da placa de inauguração no CIM, sito na Rua Dr. António de Andrade, e uma visita guiada pela sua responsável Dr.ª Liliana Aires coadjuvada pelo Provedor. Numa exposição muito interessante, que conta com episódios encenados, o visitante pode tomar conhecimento das obras de Misericórdia. Seguem-se os edifícios onde funcionou o antigo Hospital, a Casa do despacho e a Igreja, sobre os quais há elementos documentais e iconográficos registados ao longo de cinco séculos. Junta-se à exposição a galeria dos provedores da instituição e no edifício estará disponível para consulta o acervo do Arquivo.

O Centro Interpretativo da Misericórdia poderá ser visitado por todos os interessados gratuitamente, de terça a sábado das 14h às 18h.