Curtas de Vila do Conde a decorrer até domingo

2018/07/16

O Curtas de Vila do Conde - 26 º Festival Internacional de Cinema decorre até 22 de julho, voltando a oferecer aos cinéfilos um programa diversificado que cruzará o cinema, a música e as artes visuais.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, presidiu, no passado sábado, à sessão de abertura do Festival, aproveitando o momento para dar as boas vindas àqueles que, ao longo do evento, irão também desfrutar da beleza da cidade e da simpatia das suas gentes. A Dr.ª Elisa Ferraz deixou ainda uma palavra de reconhecimento e apreço pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela organização do Curtas.

Este ano, a competição nacional volta a ser o centro do festival, reunindo o melhor do cinema português produzido em 2017 e 2018 em matéria de curta-metragem, com filmes assinados, quer por cineastas internacionalmente reconhecidos, como Ivo M. Ferreira, João Viana e Rodrigo Areias, quer por jovens promessas que se têm vindo a afirmar no campo da realização cinematográfica, como David Pinheiro Vicente ou Ana Moreira.

Há também a competição internacional, a janela do Curtas Vila do Conde para o mundo, a competição experimental, a competição de vídeos musicais e a Take One!, este ano alargada a mais seis países europeus, além de Portugal, que se dedica à descoberta daquilo que melhor se faz nas escolas de cinema.

Como não podia deixar de ser, há um mini-festival dentro do festival, o Curtinhas, que apresenta também uma secção competitiva, além de vários workshops e outras atividades didáticas dedicadas aos mais pequenos.

Destaque ainda para uma retrospetiva do trabalho do cineaste israelita Nadav Lapid, exibindo todos os seus filmes, para exposição New Spain, na Solar Galeria de Arte Cinemática, e para os vários concertos (dos Black Bombaim com João Pais Filipe, de Wolfgang Lehmann, Joana Gama e Luís Fernandes, Moor Mother e Jonathan Uliel Saldanha, B Fachada e os Linda Martini) que musicam alguns filmes.

O 26º Curtas Vila do Conde tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Conde, a par dos apoios do programa MEDIA/Europa Criativa, do Ministério da Cultura e do Instituto do Cinema e Audiovisual, bem como de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.

Veja aqui a programação completa