“Câmara fora de portas” na União de Freguesias de Rio Mau e Arcos: nova ponte sobre o rio Este concluída até final do ano

2018/06/20

As obras de construção da nova ponte sobre o rio Este foram um dos pontos em destaque da visita à União de Freguesias de Rio Mau/Arcos, no contexto da iniciativa “Câmara fora de Portas”.
Depois observar o bom andamento das obras, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, anunciou que a nova ponte estará pronta e aberta ao trânsito até ao final do corrente ano.
Desde há muito que era considerado fundamental construir esta nova ponte rodoviária, tendo em conta, não só a reconhecida necessidade de melhorar a ligação entre as margens, como também a indispensável preservação da ponte românica existente, datada do século XII, e que não tem naturalmente condições para suportar o muito tráfego dos dias de hoje.
Trata-se de uma justa e antiga aspiração da população, que anseia pela sua concretização, e cujo adiamento, ao longo dos anos, provocou naturais dúvidas e frustrações, e que agora se vai concretizar. Desde o início do anterior mandato, que a Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, assumiu tal compromisso publicamente, tendo determinado que o processo de construção da nova ponte avançasse de imediato, e que as obras fossem rapidamente uma realidade.
Durante a visita às duas freguesias, a Presidente da Câmara, acompanhada pelos Vereadores com Pelouro e pela Presidente da União de Freguesias, Sara Balazeiro, pelo Secretário, Franclim Costa, e pelo Tesoureiro, Miguel Campos, foram sinalizadas outras importantes intervenções, como a pavimentação e drenagem das águas pluviais da Rua M. Ribeiro Ferreira e Rua do Lago, em Rio Mau, e a repavimentação da Rua Maria Alice Dos Reis Ferreira, em Arcos.
Esta visita contemplou também uma reunião com a coordenadora da Escola de Bouçó/Rio Mau, de que resultou o compromisso da Presidente da Câmara de requalificar o coberto existente no logradouro, bem como a colocação de novo equipamento informático em todas as salas do 1.º ciclo, no início do próximo ano letivo.
Na sessão pública, a Dr,ª Elisa Ferraz deu a conhecer a missão do executivo municipal para este mandato, cuja prioridade é a melhoria da rede viária concelhia e uma maior implantação do abastecimento de água e do saneamento básico, estes dois eixos são prioritários para aumentar a qualidade de vida das populações.
No debate foram ainda realçadas as áreas em que o Município de Vila do Conde continua a fazer um grande investimento como a educação, cultura, ambiente, ação social, juventude, turismo, associativismo, desporto e obras municipais.
A Presidente da Câmara, ao terminar a sessão, referiu que o "desígnio deste mandato é a proximidade com as diversas comunidades e o desenvolvimento de políticas de apoio social”, dando a conhecer que a Câmara Municipal “dispõe de um Fundo de Emergência Social, tendo em consideração a situação de fragilidade de um número significativo de famílias”.
A Presidente da Junta, Sara Balazeiro, sublinhou “a importância destes encontros" que considerou serem "uma oportunidade para a Câmara Municipal conhecer a realidade e as dificuldades de cada freguesia”.