Rendas de bilros em Tóquio

2018/06/15

Rendas de bilros em Tóquio

Inaugurou-se no passado dia 12 de junho, em Tóquio, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal a exposição «Ecos do Mar» da artista Cristina Rodrigues.Integra esta exposição, como elemento central, uma peça em forma de coração na qual marcam presença rendas de bilros confecionadas por artesãs vilacondenses. A exposição, patente numa das galerias mais conceituadas da capital japonesa, foi promovida e apoiada pela Embaixada Portuguesa no Japão, actualmente presidida pelo Embaixador Dr. Francisco Xavier Esteves que, no discurso inaugural, felicitou a comunidade vilacondense pelo carinho que dedica às suas rendas de bilros e pela valorização que a Presidente da Câmara Municipal, ao estar presente na inauguração, demonstrou por este património do concelho que dirige. A Drª Elisa Ferraz, na sua alocução, manifestou o seu regozijo pela curiosidade manifestada pelos presentes relativamente a esta manifestação artesanal do seu município e expressou a sua satisfação pelo protagonismo conferido às rendas de bilros de Vila do Conde nesta exposição.
Entre as centenas de presentes, também compareceram representantes de várias comunidades japoneses que desenvolvem actividades de aproximação entre as comunidades do dois países, assim como convidados que trabalham no âmbito das relações comerciais entre Portugal e o Japão, entre os quais a Vogue Corporation que manifestou muito interesse nas rendas de bilros vilacondenses.
Este foi um momento excecional de promoção e divulgação das nossas rendas de bilros.