“Câmara fora de portas” em Vila do Conde

2018/05/24

Os vilacondenses que assistiram, ontem, à sessão pública, realizada no âmbito da iniciativa “Câmara fora de portas” decorrida na Sede do Concelho, ficaram a conhecer as obras e projetos que estão em curso, bem como aquelas com procedimentos em curso.
Estão incluídas no primeiro grupo as obras de construção das piscinas municipais de Vila do Conde, a requalificação do Palacete de Melo, que será transformado numa Pousada da Juventude, a reabilitação do Núcleo Habitacional Frei Mauro, a ampliação e reabilitação da Escola Júlio Saúl Dias, que verá nascer no seu logradouro um Centro Escolar, e a requalificação da Rua da Senra (troço norte) e Travessa da Senra.
Quanto aos projetos com procedimentos foram apresentados aos munícipes, entre outros: a requalificação e ampliação da Escola EB1 dos Correios, construção do Centro Comunitário das Caxinas, pavimentação da Av. Dr. Carlos Pinto Ferreira e Rua da Praia, a requalificação das Ruas Comendador Fernandes da Costa, Rancho da Praça, da Senra e do Largo Guilherme Gomes Fernandes, arranjo de passeios e arruamento das Ruas Vasco da Gama e Emídio Guerreiro, construção de uma Ciclovia desde o Metro até à marginal (Av. Júlio Saúl Dias), passagem pedonal sob a ponte rodoviária e percurso ciclável, que ligará toda a zona ribeirinha.
Na sessão a Presidente da Câmara Municipal sublinhou que as prioridades do executivo municipal neste mandato são a melhoria da rede viária concelhia e uma maior implantação do abastecimento de água e do saneamento básico, vetores considerados fundamentais para aumentar a qualidade de vida das populações. A Dra. Elisa Ferraz referiu também que, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, o Município de Vila do Conde dispõe de uma verba de 11 milhões de euros destinada à mobilidade, permitindo desenvolver um “projeto de transporte flexível com a criação de rotas em função das necessidades da população”, assim como uma melhoria significativa da rede viária e das acessibilidades concelhias, num projeto que está a ser estudado em parceria com a Universidade do Porto.
Os munícipes presentes na Sessão Pública colocaram várias questões, nomeadamente sobre turismo, ambiente, estacionamento, toponímia, postura do trânsito, projeto Biconde, colocação de delimitadores de velocidade, bem como a execução de lombas nalguns arruamentos, as quais mereceram respostas e informações pormenorizadas por parte da Presidente da Câmara e dos Vereadores presentes na sessão.
Durante a tarde foram visitados vários locais e avaliada a necessidade de intervenções em alguns arruamentos e no Mercado das Caxinas. A equipa municipal esteve acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia, Enf.º Isaac Braga, e restantes membros do Executivo da Junta.
A Presidente da Câmara, ao terminar a jornada, referiu que "todas as ações que que são desenvolvidas pelo Município têm a ver com a vida das pessoas e a melhoria da qualidade de vida das mesmas”, reforçando a forte preocupação com aqueles que se encontram "mais frágeis na sociedade o que tem levado o Município a desenvolver de políticas de apoio social”.
No encerramento da Sessão Pública, o Presidente da Junta “agradeceu e elogiou o Executivo Municipal por esta iniciativa, que permite que, em articulação com a Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Munícipes vejam concretamente quais são as necessidades reais”.