'Câmara fora de portas' em Vila Chã

2018/05/17

Ontem foi dia de “Câmara fora de portas” em de Vila Chã, e nesse âmbito foi realizada uma visita pela freguesia, estando a equipa municipal acompanhada pelos Presidente da Junta, Secretária, Tesoureiro e Presidente da Assembleia de Freguesia, que deram a conhecer algumas pretensões da freguesia relativas à pavimentação de alguns arruamentos, construção de passeios e alteração da postura de trânsito nalguns locais.
Esta visita contemplou também uma reunião com o Pároco da Freguesia, Pe. Joaquim Ferreira, onde foi avaliada a gestão da Capela da Sr.ª da Guia, inaugurada no ano passado no largo da lota, não sendo permitido legalmente realizar a doação por parte da Junta de Freguesia à Diocese do Porto.
Na sessão pública, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, deu a conhecer a missão do executivo municipal para este mandato, cuja prioridade é a melhoria da rede viária concelhia e uma maior implantação do abastecimento de água e do saneamento básico. Estes dois eixos são prioritários para aumentar a qualidade de vida das populações.
Neste contexto a Presidente da Câmara Municipal referiu que Vila Chã é um bom exemplo na questão da adesão da população às ligações às redes de água e saneamento, pois a cobertura de água é de 90% e as ligações atingem os 87%, enquanto o saneamento é de 87% e as respetivas ligações têm o mesmo valor.
Os munícipes que participaram na sessão pública colocaram várias questões, relativas à rede viária, desporto, passadiços, praia, ambiente, entre outros, as quais mereceram respostas e informações pormenorizadas por parte da Presidente da Câmara e dos Vereadores presentes.
A Dr.ª Elisa Ferraz informou os munícipes que o levantamento e a avaliação conjunta da Câmara Municipal e Junta de Freguesia relativa à rede viária está a ser feita e que agora serão avaliadas várias requalificações, bem como a semaforização do cruzamento das Almas Grandes, e a colocação de lombas no cruzamento que dá acesso à Rua da Gândara.
No encerramento da sessão pública a Presidente da Câmara agradeceu e enalteceu a presença de todos, referindo que “considera de primordial importância a promoção de contactos frequentes e de proximidade com cada uma das Freguesias, auscultando os anseios das populações, prestando contas das suas decisões e recolhendo sugestões para construção de um futuro coletivo comum, razão pela qual o Excecutivo Municipal iniciou em março passado um novo périplo por todo o concelho que terminará em junho.
O Presidente da Junta, Sr. Joaquim Moreira, agradeceu a presença e a disponibilidade do Executivo Municipal e da população presente, dizendo que “esta iniciativa é muito útil porque é dada a possibilidade da população falar diretamente com a Câmara Municipal”.