Entrada Solene do novo Bispo do Porto

2018/04/24

Decorreu na Sé do Porto, no passado dia 14 de abril, a entrada solene do novo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, com uma missa, a que presidiu, e que foi concelebrada pelo episcopado português, o clero da diocese e anteriores colaboradores na Diocese de Braga e no Ordinariato.
Neste ato de grande simbolismo, em que também marcou presença a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Drª. Elisa Ferraz, o administrador diocesano, D. António Taipa, entregou oficialmente a Diocese do Porto ao cuidado pastoral do novo Bispo, que era, até agora, responsável pelo Ordinariato Castrense, as comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança.
D. Manuel Linda, completou 62 anos de idade, a 15 de março, dia em que foi nomeado Bispo do Porto pelo Papa Francisco.Tendo como lema episcopal a frase «Sede alegres na esperança», é licenciado em Humanidades, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, e também em Teologia. Obteve ainda a licenciatura canónica em Teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e o doutoramento em Teologia, especialidade de Teologia Moral, pela Universidad Pontifícia Comillas, em Madrid, com a tese «Andragogia política em D. António Ferreira Gomes», Bispo do Porto.