“Câmara fora de portas” na Junqueira: requalificação do recreio da EB1 concluída no início do próximo ano letivo

2018/04/23

A requalificação do recreio da EB1 da Junqueira será uma realidade e ficará concluída no início do próximo ano letivo 2018/2019, de acordo com a informação dada, na passada sexta-feira, aos junqueirenses, no âmbito da jornada de trabalho “Câmara fora de portas".
Durante a visita à freguesia, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelos Vereadores com Pelouro, a que se juntaram os Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia, bem como os restantes membros da Junta, aproveitou para fazer um levantamento das possíveis intervenções, como a requalificação das Ruas de Barros e S. Brás, a requalificação da EB1, com o objetivo de criar um único polo que permitirá a junção do Jardim de Infância neste equipamento, a requalificação do núcleo habitacional, e a avaliação do estado dos equipamentos desportivos.
Foi também uma oportunidade para se verificar no local a importante obra de alargamento e pavimentação da Rua da Ponte, concluída no anterior mandato, bem como avaliar os benefícios para os muitos utilizadores desta via.
Seguiu-se o encontro com a população na Sede da Junta, onde a Presidente da Câmara Municipal sublinhou “que o desígnio deste mandato é a melhoria da rede viária concelhia e uma maior implantação do abastecimento de água e do saneamento básico. Estes dois pontos são fundamentais para aumentar a qualidade de vida das populações”, salientando também “a importância da proximidade às comunidades e o desenvolvimento de políticas de apoio social”.
O debate público prosseguiu com os presentes a colocarem várias questões à Presidente da Câmara Municipal, que a todas respondeu, realçando o trabalho que vem sendo realizado pela Autarquia em colaboração com a Junta de Freguesia, a nível da rede viária, água, saneamento básico, educação, ação social, cultura, ambiente e desporto.
Quanto à Quinta do Mosteiro, apesar dos esforços da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, nos contactos com uma empresa privada para a concretização do projeto de turismo com hotel, golfe, equipamentos de utilização partilhada com a comunidade, mantendo a determinação na integração do Souto das Carvalheiras no domínio público da freguesia, tal não tem tido desenvolvimento, o que se lamenta face ao valor deste património para a freguesia.
No encerramento da sessão pública a Presidente da Câmara agradeceu presença de todos, enfatizou a importância destes encontros com as populações, lembrando a “total disponibilidade da Câmara Municipal em ajudar a encontrar soluções que contribuam para o bem-estar dos munícipes”.
Por sua vez o Presidente da Junta, Carlos Baptista, referiu que esta iniciativa da Câmara Municipal, “em visitar e aproximar-se daquilo que é a realidade local de cada freguesia, é excelente e meritória”.