“Câmara fora de portas” em Mindelo: “esta é uma iniciativa que se insere nos valores da democracia”

2018/04/18

Bruno Maia foi um dos muitos mindelenses que participaram ontem à noite na sessão pública promovida pela Autarquia na freguesia de Mindelo, no âmbito da iniciativa “Câmara fora de portas”. Bruno Maia pediu a palavra e disse: “esta é uma iniciativa que se insere nos valores da democracia”, acrescentando ainda “que é dando o corpo às balas que as obras acontecem” e por essa razão deu os parabéns à Presidente da Câmara Municipal pela disponibilidade para ouvir os seus munícipes.

No decorrer da reunião, e respondendo a variadas questões, a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, referiu também que, no âmbito do Quadro Comunitário Portugal 2020, o Município de Vila do Conde dispõe de uma verba de 11 milhões de euros destinada à mobilidade, permitindo desenvolver um “projeto de transporte flexível com a criação de rotas em função das necessidades da população”, assim como uma melhoria significativa da rede viária e das acessibilidades concelhias, num projeto que está a ser estudado.

Foram ainda abordadas outras questões, designadamente, a necessidade de arranjo de alguns pavimentos, escoamento de águas pluviais, sendo também debatidos assuntos como o tarifário da água, saneamento, IMI, educação, desporto, recolha de resíduos, entre outros.

Durante a tarde a Presidente da Câmara, acompanhada pelos Vereadores com Pelouro, a que se juntaram os Presidentes da Junta e da Assembleia de Freguesia, bem como os restantes membros da Junta, fez um périplo pela freguesia, sinalizando várias intervenções, como a requalificação das Ruas do Burgal e Paris, com execução da rede de águas pluviais e passeios partilhados. Em aberto está a execução de passeios do lado Nascente da Rotunda do Antº Sampaio até à paragem do autocarro e no Largo do Prof.º Balazeiro. Na Via Circular, junto à Escola EB 2,3 D. Pedro IV e às Piscinas Municipais, serão colocadas grelhas junto à passadeira para evitar que as águas das chuvas fiquem depositadas naquela área, obra a realizar durante este mandato.

A Presidente da Câmara Municipal enfatizou “que o desígnio deste mandato é a melhoria da rede viária concelhia e uma maior implantação do abastecimento de água e do saneamento básico. Estes dois pontos são fundamentais para aumentar a qualidade de vida das populações”, salientando também “a importância da proximidade às comunidades e o desenvolvimento de políticas de apoio social”.

Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Domingos Silva sublinhou “que esta é uma iniciativa que é de louvar pois contribuiu para aproximar os Munícipes do Executivo Municipal”.