Comemoração do Dia de Vila do Conde

2018/03/26

Hoje, 26 de março, comemora-se o Dia de Vila do Conde que assinala os 1065 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome da nossa terra.

As comemorações começaram no sábado com uma visita guiada ao Mosteiro de Santa Clara. À noite, teve lugar, no Teatro Municipal, a Sessão Comemorativa, especialmente dedicada à comunidade educativa do concelho, com a entrega do Prémio Escolar Municipal aos melhores alunos do ano letivo anterior. A fechar a sessão, o Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira da Junqueira apresentaram o momento “Intermitências Culturais em Vila do Conde”.

Durante o dia de hoje, a Loja Interativa de Turismo, o Posto de Turismo e o Albergue de Santa Clara convidam os turistas e visitantes para uma degustação de produtos regionais. Às 18h, na Loja Interativa de Turismo será feita uma visita guiada à exposição “Com o risco se faz um barco”.

As origens de Vila do Conde serão sempre de comemoração obrigatória. Estão para lá da fundação do território português, remontando ao ano de 953 o primeiro documento escrito que refere Villa de Comite, numa carta de venda de bens por Flamula Deo- Vota, ao Mosteiro de Guimarães. Vila do Conde é assim um dos mais antigos termos do norte de Portugal.