Desfile de Guarda-Chuvas decorados no Dia Internacional das Florestas

2018/03/22

A Câmara Municipal comemorou o Dia Internacional das Florestas, assinalado ontem, dia 21 de Março, com a realização do habitual desfile de Guarda-Chuvas da floresta e a apresentação de contos musicados protagonizados pelo Som do Algodão, junto da comunidade escolar e dos menos jovens, não faltando a nossa mascote da Proteção Civil, “O Protege”.

Esta iniciativa, integrada no programa de sensibilização para a defesa da floresta contra incêndios, envolveu cerca de 300 participantes, entre estabelecimentos de ensino e instituições de solidariedade social e contou com a presença da Sr.ª Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, e do Vereador da Proteção Civil, Eng.º Paulo Carvalho.

Da parte da manhã, assistimos a um conto musicado sobre a natureza “Histórias com música lá dentro”, uma sessão de histórias em volta das árvores e de animais.

À tarde decorreu o desfile de guarda-chuvas decorados com elementos da floresta entre os Paços do Concelho e o Centro de Memória. Os guarda-chuvas foram decorados com materiais da floresta, fazendo alusão às mais diversas funções da floresta (produção de bens, serviços ambientais e sociais).

O encerramento das celebrações culminou com a realização do espetáculo “A árvore que tinha o coração na boca”, uma história sobre a mãe natureza e a ganância dos homens.

Numa altura em que a problemática dos incêndios florestais é um imperativo nacional, em que é reconhecida a floresta como um importante património natural e cultural a preservar, um espaço de grande biodiversidade fundamental para a sustentabilidade do nosso ecossistema, a Câmara Municipal não poderia deixar de assinalar o Dia internacional das Florestas.

4_5