Debate “O Jovem Consumidor na Era Digital” com sala cheia

2018/03/20

O jovem consumidor na era digital foi o tema central do debate organizado pelo CIAC – Centro de Informação ao Consumidor do Município de Vila do Conde, em parceria com a DECO, para comemoração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, no passado sábado, no Centro de Memória.

O debate de temas como a privacidade e segurança online, o cyberbulling, o phishing, as compras em lojas online e nas redes sociais e os influenciadores digitais, cativaram a atenção e o interesse de cerca de 50 participantes, que formaram uma plateia bastante participativa.

O evento contou com a presença da Vereadora da Defesa do Consumidor, Dr.ª Dália Vieira, que realçou a importância da celebração do Dia do Consumidor e a relevância do tema escolhido para o debate, como uma realidade do presente e do futuro do consumo. O Presidente da DECO Norte, Dr. Miguel Dias Gomes, começou por salientar a relevância da cooperação institucional da DECO com o Município e a aposta da Associação na promoção deste tipo de iniciativas.

O ilustre painel de convidados formado pelo Youtuber Cabanandré, pela psicóloga Dr.ª Áurea Santos, por Emília Xavier, Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária José Régio e pela Dr.ª Tânia Oliveira, jurista da DECO, trouxe ao debate diferentes perspetivas sobre a utilização da internet pelos jovens e sobre os cuidados que devem ter para que a sua navegação na rede seja feita com maior segurança. Se é certo que a internet é uma ferramenta extraordinária, a sua utilização coloca também muitos desafios à segurança e privacidade dos utilizadores jovens, muitas vezes, mais vulneráveis. É, por isso, importante promover elevados níveis de literacia digital para uma navegação mais segura e consciente.

No final do debate, procedeu-se à assinatura de um aditamento ao Protocolo de Colaboração já existente entre o Município de Vila do Conde e a DECO desde 2014 e que possibilita agora, para além do já previsto e entre outras áreas de intervenção, a realização de novas iniciativas de educação do consumidor no concelho de Vila do Conde.