O trabalho da equipa de Sapadores Florestais na prevenção de incêndios florestais

2018/03/14

O Município de Vila do Conde dispõe de uma equipa de sapadores florestais, criada ao abrigo de um protocolo celebrado com a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, que desenvolve durante todo o ano ações de defesa da floresta contra incêndios florestais, entre ações de silvicultura preventiva e ações de vigilância florestal, 1.ª intervenção em incêndios florestais, ações de rescaldo e vigilância pós incêndio. A equipa também colabora em ações de sensibilização no âmbito da prevenção de incêndios e gestão florestal, bem como, intervenções no âmbito da proteção civil prevista em diretiva operacional aprovada pela Comissão Nacional de Protecção Civil (exemplo abate de árvores em risco de queda).
Tendo em conta a informação constante no relatório de atividades do ano transato, elaborado pela entidade patronal em colaboração com o gabinete técnico florestal do Município, a equipa beneficiou cerca de 9 km de rede viária de 2.ª ordem e efetuou 30 ha de gestão de combustível através da realização de faixas (faixa lateral de terreno confinante com a rede viária de largura não inferior a 10 metros) e de parcelas. Estas faixas de gestão de combustível têm como função a redução dos efeitos da passagem de incêndios, protegendo de forma passiva infraestruturas e de isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios. Durante o período critico, realizou 80 horas em ações de vigilância, deteção e supressão de incêndios. A equipa procedeu ainda ao corte de 12 árvores que apresentavam sinais evidentes de decrepitude e ao corte de ramos pendentes para a via pública, intervenções enquadradas no âmbito da proteção civil.
Para além das referidas ações e ao abrigo do Projeto Futuro – 10000 árvores na Área Metropolitana do Porto, a equipa participou em ações de limpeza e de plantação de espécies autóctones nas áreas aderentes.