Até 15 de março todas as IPSS poderão candidatar-se ao Programa Integrado de Eficiência Energética

2018/03/12

O Programa Integrado de Eficiência Energética para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (PIEE - IPSS), promovido pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), resulta de uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), e conta com o apoio das agências de energia no território nacional continental e Região Autónoma da Madeira.
O Programa tem como objetivo principal sensibilizar e capacitar os colaboradores das IPSS para a temática da Eficiência Energética, através da criação de uma rede de Coordenadores Internos de Energia (CIE), capacitados no âmbito de um conjunto de workshops formativos gratuitos. Pretende-se que estes Coordenadores adquiram competências para atuar como transmissores de informação para os muitos milhares de utentes que utilizam os serviços das IPSS, promovendo uma alteração nas atitudes, nos comportamentos e nos hábitos de consumo de energia.
O PIEE - IPSS prevê igualmente uma intervenção de caráter mais técnico nas IPSS selecionadas, através da realização de levantamentos energéticos, vulgo diagnósticos de energia simplificados, e aconselhamento em possíveis candidaturas a Fundos Europeus e Nacionais. Estará também disponível uma Plataforma de Gestão de Consumos de Energia para auxiliar as IPSS a gerirem de forma mais eficiente os consumos dos seus edifícios.
No atual contexto de crise económica, social e ambiental, a redução dos consumos de energia trará benefícios económicos, nomeadamente ao nível da poupança de energia elétrica nas Instituições. Os benefícios ambientais traduzir-se-ão na diminuição do consumo de energia e na subsequente redução ao nível da procura e da necessidade de produção de energia em Portugal.
Conheça todos os pormenores no site do programa www.piee.ipss.pt e inscreva a IPSS de que é responsável, através do preenchimento do formulário de inscrição.
O prazo de apresentação de candidaturas foi alargado até 15 de Março de 2018.