Reunião Extraordinária da Comissão Municipal da Proteção Civil

2018/02/09

Em face da situação que se vive na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, ao abrigo das competências que lhe estão conferidas pela Lei 65/2007, convocou uma reunião extraordinária da Comissão Municipal de Proteção Civil, que teve lugar na tarde de hoje. Com apenas um ponto na ordem de trabalhos, a reunião teve como objetivo avaliar a disponibilidade dos recursos necessários ao desenvolvimento da ação da Proteção Civil.

Participaram as diversas entidades que integram este Órgão. A Presidente da Câmara, que já tinha reunido, separadamente, com a Direção e o Comando Operacional dos Bombeiros, numa tentativa de estabelecer consensos, deixou clara a sua intenção de não se imiscuir na autonomia que é devida ao funcionamento interno da Associação, e manifestou a sua grande preocupação pelo momento atual, que extravasa o âmbito da instituição, transformando-se num problema preocupante a nível da Proteção Civil Concelhia.

A Dr.ª Elisa Ferraz não deixou ainda de referir o enorme respeito que tem pelos bombeiros e pela sua louvável atividade em prol da comunidade, designadamente no que diz respeito ao socorro e à proteção dos cidadãos, tendo também sublinhado o seu desejo de que se consensualize rapidamente uma solução, sossegando os Vilacondenses e fazendo regressar à prestigiada Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde a normalidade de funcionamento.

No decorrer da reunião foram feitas várias intervenções, apelando ao superior interesse de Vila do Conde neste âmbito. Também a Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros e o Comandante da Corporação usaram da palavra, expondo as suas razões no contexto da situação que se vive atualmente.

Encerrou-se a reunião com a apresentação de uma proposta, aceite por ambas as partes, de constituição de um grupo para mediar o entendimento, do qual fará parte a Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia de Vila do Conde e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila do Conde/Póvoa de Varzim.

Será dado conhecimento à Comissão Distrital da Proteção Civil do resultado desta reunião, de modo a garantir que os meios de socorro necessários estejam sempre assegurados.