Visite a exposição de colheres de pau no Centro de Memória

2018/01/10

A partir de amanhã, dia 11 e até 18 de fevereiro, visite o Centro de Memória e deixe-se encantar pelas inéditas e belas decorações de colheres de pau, executadas pelos alunos do ensino básico, 1º, 2º e 3º ciclos e secundário das escolas de Vila do Conde (Escola Secundária José Régio, Agrupamentos de Escolas D. Afonso Sanches, Dr. Carlos Pinto Ferreira, Frei João e D. Pedro IV).

Na sexta feira, dia 19, a partir das 10 horas, na entrada do Mercado Municipal, realiza-se a Feira dos Namorados, também conhecida pela “Feira das Colheres de Pau”, evento promovido pelo Município em colaboração com as escolas do concelho. Este ano, a venda das colheres será da responsabilidade da Escola Básica Júlio-Saúl Dias (2º e 3º ciclo).

Paralelamente à venda das colheres, decorrerá também um mercado com venda de produtos alusivos à época, promovido pela Associação Velha Lamparina. Será recreado um ambiente festivo, com música ambiente e atuação de um grupo musical, além dos alunos da Escola Profissional de Vila do Conde, que estarão vestidos com trajes do século XVIII, declamando quadras.

A secular “Feira dos Vinte” é uma feira de grande tradição. Conjuntamente com a feira de 3 de agosto, constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde.

O dia 20 de janeiro era um dia especialmente festivo para a cidade, já que proporcionava o ponto de encontro da comunidade que, trajando a preceito, e para além de tratarem dos seus negócios, tinha naquele momento a possibilidade do namoro por parte dos filhos e, quem sabe, de um casamento. Por tal facto, esta feira também ficou conhecida por “Feira dos Namorados”. Já num período mais recente, os estudantes mantiveram a tradição com a compra e posterior oferta de uma colher de pau, com missivas amorosas, às suas prediletas.