Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Vila do Conde: segurança marítima reforçada

Img 3503 1 736 420
09 Janeiro 2018

 

No passado sábado, decorreu a inauguração do sistema “Costa Segura” no chamado porto da Póvoa e o lançamento de um programa que tem o objetivo de fomentar o voluntariado na área do salvamento marítimo em complemento à missão do Instituto de Socorros a Náufragos.
A cerimónia, promovida pela Direção-Geral da Autoridade Marítima, foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrelo, e nela marcou presença a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz, bem como o Presidente da edilidade poveira, Engº Aires Pereira.
O projeto “Costa Segura” consiste num sistema operacional com o objetivo primordial de garantir a segurança da navegação, permitindo, entre outras coisas, monitorizar e acompanhar as formas de acesso ao mar, bem como apoiar ações de busca e salvamento em barras marítimas.
O sistema já se encontra em funcionamento, sendo a segurança feita em Vila do Conde por controlo remoto, radar e identificação automática de navios. Estando previsto um reforço com a colocação, durante o 1.º trimestre de 2018, de uma câmara de vigilância na estação do Instituto de Socorros Náufragos ou na Capela da Sr.º da Guia, aumentando assim a visibilidade que é cortada pelo Forte de S. João Baptista.
Atestando a grande importância que é dada pela Câmara Municipal de Vila do Conde às questões de segurança dos homens do mar, a Dra. Elisa Ferraz fez-se acompanhar, nesta cerimónia, pela Vice-Presidente da Autarquia, Dra. Lurdes Alves e pelo Vereador Engº Paulo de Carvalho, tendo ainda marcado presença o Dr. Lúcio Ferreira, Presidente da Assembleia Municipal.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação