Festa da Curta-metragem passa por Vila do Conde

2017/12/14

O Dia Mais Curto está de regresso a Portugal para a edição do 5.º aniversário! O Solstício de Inverno volta a servir de mote à grande festa da curta-metragem que, este ano, leva quase 200 filmes a 34 localidades.

Em Vila do Conde, a festa vai acontecer este domingo, no Teatro Municipal, com sessões para todas as idades:

"CURTINHAS PARA TODOS" às 16h

CAMINHO DOS GIGANTES
Alois di Leo, Brasil, 2016, ANI, 1152"
Numa floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de 6 anos, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida.

PASSEIO DE DOMINGO
José Miguel Ribeiro, Portugal, Bélgica, França, Holanda, 2009, ANI, 20
São capazes de guardar um segredo?... Este domingo vai ser diferente. Nem pomos os pés dentro do carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

O HOMEM DE BOLSO (LE PETIT BONHOMME DE POCHE)
Ana Chubinidze, França 2017, ANI, 7. Em "O Homem de Bolso", um homem muito pequeno junta-se a um velhinho cego e, juntos, são imparáveis.

FOI O FIO
Patrícia Figueiredo, Portugal, 2014, ANI, 5
Uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Todas estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

JUBILEU (JUBILÉ)
Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri, Agathe Marmion,
França, 2016, ANI, 7
A vida não é assim tão calma para o cão real nem para um guarda real.

Sessões para maiores de 6 anos

"CURTAS DO MUNDO" - 21h30

SAUDAÇÕES DESDE ALEPPO (GREETINGS FROM ALEPPO)
Thomas Vroege, Issa Touma, Floor Van Der Meulen, Holanda-Síria, 2017, DOC, 16
"Greetings from Aleppo" apresenta-nos uma visão da guerra na Síria que, para além de soar extremamente verdadeira, é muito distinta daquela a que estamos habituados.

RETOCAR (RETOUCH)
Kaveh Mazaheri, Irão, 2017, FIC, 20
O marido de Maryam tem um acidente doméstico, mas esta fica impávida a vê-lo morrer em vez de tentar ajudar. Este filme venceu o Prémio do Público no 25º Curtas Vila do Conde.

A COMUNIDADE
Salomé Lamas, Portugal, 2012, DOC, 23
O filme A Comunidade propõe um olhar sobre o mais antigo parque de campismo de Portugal.

KAPITALISTIS
Pablo Muños Gomez, Bélgica-França, 2017, FIC, 15
O Pai Natal é um capitalista. Traz brinquedos para os filhos dos ricos e roupa para os filhos dos pobres. Nikos, 5 anos.

Sessões para maiores de 12 anos

O programa “Curtas do Mundo” é uma sessão de curtas internacionais que dá a conhecer várias visões do mundo nos dias de hoje. A pensar nos mais novos, as sessões “Curtinhas para Todos” apresentam pequenas histórias, oriundas de vários países, que abordam, de forma lúdica, temas importantes. O programa “Curtas do Mundo” é uma sessão de curtas internacionais que dá a conhecer várias visões do mundo nos dias de hoje.

O Dia Mais Curto nasceu em França em 2012 e rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrado em simultâneo em dezenas de países. Em Portugal, o evento é organizado pelo quinto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem.