Obras de manutenção no Centro de Receção do Castro de S. Paio

2017/12/13

Aproveitando uma época de baixa utilização do espaço, a Câmara Municipal de Vila do Conde está a promover obras de manutenção do Centro de Receção do Castro de S. Paio, situado no lugar de Moreiró, em Labruge.
O edifício situa-se num espaço de invulgar beleza paisagística e de interesse arqueológico e ambiental, encontrando-se próximo do limite sul da Reserva Ornitológica de Mindelo. Contudo, o facto de se encontrar junto ao mar coloca desafios à conservação do edifício, que já demonstrava sinais exteriores de envelhecimento. As obras que agora se levam a cabo têm por objetivo corrigir deficiências e devolver toda a dignidade que o espaço merece.
O Centro de Receção alberga uma exposição dedicada ao Castro de S. Paio, bem como às visões que a Biologia e a Geologia têm sobre aquele mesmo espaço, procurando reunir num só local diferentes olhares com objetivos distintos, mas interligados.
Durante as obras, que irão se prolongar até ao final do ano, o espaço não se encontra aberto ao público, de modo a permitir a sua execução em condições de segurança.
Este é mais um esforço que o Município empreende para manter os seus equipamentos em bom estado de conservação e em perfeita condição de utilização pelos cidadãos.
Brevemente, será disponibilizada a tradução para inglês dos conteúdos do Centro de Receção do Castro de S. Paio, adaptando-o ao público estrangeiro que, em número crescente, ocorre àquela zona. De igual modo, serão renovados os suportes e os painéis exteriores que se encontram espalhados pelo Castro de S. Paio e sua envolvente. Com estes esforços pretende-se aumentar a visibilidade do local e melhorar a sua compreensão por um número crescente de visitantes.