Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Presépio de José Franco é peça do mês de dezembro

Amvc pe a do m s dsc 8564 1 736 2500
05 Dezembro 2017

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e dado que em dezembro se celebra o Natal, o Museu selecionou para exposição nos Paços do Concelho um Presépio em barro, da autoria do conhecido artesão José Franco. Esta peça faz parte de uma coleção de presépios doados ao Museu de Vila do Conde pela Sr.ª Dª Célia Pontes.

O oleiro José Franco nasceu a 19 de março de 1920, em Mafra, no seio de uma família com fortes ligações à olaria e à barrística. Ainda jovem, começou a produzir e a vender à porta da sua pequena olaria e nas festas populares e feiras da região. Dedicou-se, principalmente, à arte-sacra, sendo por isso reconhecido internacionalmente, podendo encontrar-se obras da sua autoria, inclusivamente, no Vaticano. No ano de 1945, José Franco planeou construir perto de sua casa e da sua oficina de oleiro um museu vivo que reproduzisse os hábitos, as atividades laborais e alguns aspetos e tradições da vida rural, ficando conhecida como a Aldeia Típica José Franco.

A origem do presépio português representado em barro não é bem conhecida, no entanto, o seu registo é conhecido desde o século XVI, através do teatro vicentino. Foi durante o século XVIII que houve em Portugal uma verdadeira eclosão quanto à execução de presépios, razão pela qual um dos mais apaixonados estudiosos desta matéria, Diogo de Macedo, lhe chamava «O Século dos Presépios».

Esta peça pode ser apreciada nos Paços do Concelho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação