Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Congresso internacional e exposição marcaram as celebrações dos 90 anos da revista “presença”

2017/11/27


Decorreu, nos passados dias 23, 24 e 25, o congresso internacional “90 anos de presença – fôlha de arte e crítica”, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila do Conde e das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto, e que visou celebrar, discutir, encontrar novas abordagens e diálogos entre os diversos artistas, e a as suas perspetivas artísticas e literárias, que integraram o vasto grupo de autores da presença, através da análise desenvolvida por vários especialistas do modernismo das universidades portuguesas e internacionais.
No âmbito do Congresso, cujas sessões se desdobraram pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pelo Teatro Municipal de Vila do Conde, foi também apresentado o documentário “José Régio”, coordenado pela Direção Regional de Cultura do Norte, inserido na iniciativa “Escritores a Norte – vidas com obra em casas d’ escritas”, dedicado a José Régio e à sua casa de Vila do Conde, com a chancela do produtor Mário Augusto.
O congresso internacional terminou no passado sábado, no Centro de Memória, com uma mesa redonda onde se abordaram as suas principais conclusões, seguida da inauguração da exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 3. 90 anos de presença – fôlha de arte e crítica”, onde estarão patentes todos os números originais da revista, manuscritos e outros elementos inéditos.
A “presença” foi uma publicação criada pelo escritor vilacondense José Régio, por João Gaspar Simões e por Branquinho da Fonseca, e que contou ainda, desde a sua génese, com a colaboração de Julio, artista plástico e também poeta, sob o pseudónimo Saúl Dias, tendo-se tornado um meio privilegiado de divulgação do modernismo em Portugal. Ao longo dos 13 anos em que foi publicada, a revista contou com a edição de 56 números e com mais de uma centena de contributos de diferentes autores, ligados à crítica literária, à poesia, ao teatro, ao romance, ao cinema e às artes plásticas.
A criação deste programa comemorativo teve por base a missão de conservação, estudo e investigação do legado de José Régio e Julio/Saúl Dias, dois vilacondenses e duas figuras incontornáveis das artes e das letras do século XX em Portugal, assim como visou assinalar os 90 anos da”presença” e, uma vez mais, abrir à comunidade académica e educativa o Centro de Estudos Regianos e o Centro de Estudos Julio / Saúl Dias, detentores dos seus legados artísticos e literários, tão importantes para o entendimento do século XX em Portugal.
A exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 3. 90 anos de presença – fôlha de arte e crítica” está patente até 13 de maio, na Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde, e pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h e as 18h.
Visitas guiadas mediante marcação prévia pelos contactos: 252 248 468 ou centro.memoria@cm-viladoconde.pt

11
12
13
14
15
16
17
18
19
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia