Câmara Municipal cria Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo Desportivo

2017/11/22

As associações desempenham um papel essencial na vida das comunidades, tanto nas rurais como nas urbanas. Nas suas diferentes vertentes de intervenção - cultural, recreativa, desportiva ou de solidariedade social - o movimento associativo assegura um contributo insubstituível na construção e afirmação de identidades coletivas, na formação artística e desportiva, no desenvolvimento e capacitação das pessoas, enquanto cidadãs, e na prestação de serviços às populações.
Consciente desta realidade, a Câmara Municipal de Vila do Conde criou o GAMA - Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo, que pretende ser um serviço de proximidade e um veículo de articulação entre as entidades e organismos sem fins lucrativos e os diferentes serviços municipais, no âmbito da área geográfica do concelho, com o objetivo de a apoiar a atividade e a dinâmica das nossas Coletividades/Clubes/Associações.
Entre as diversas atribuições que lhe estão acometidas, destacam-se as seguintes:
• Dotar as associações do concelho de mais e melhores condições para o desenvolvimento das suas ações, de acordo com as aspirações, motivações e necessidades da população;
• Incentivar o associativismo, proporcionando às instituições meios para a melhoria da qualidade da sua gestão e dos seus serviços;
• Assegurar uma lógica criteriosa, coerente e equilibrada, dentro das possibilidades da autarquia, na atribuição de apoios às associações do Concelho, quer apoios financeiros ou não financeiros;
• Realizar ações de formação, destinadas a dirigentes e técnicos do movimento associativo;
• Apoiar iniciativas municipais que se articulem com as associações;
• Divulgar atividades promovidas pelo movimento associativo;
• Formalizar instrumentos de cedência de espaços municipais.
O GAMA está sedeado no Pavilhão Municipal e tem como coordenadora a Dr.ª Isilda Dias, sendo técnico responsável o Prof. Alfredo Lapa.