Gião: Obras de requalificação urbana e paisagística da área envolvente ao cemitério

2017/10/19

As obras de requalificação urbana e paisagística da área envolvente ao cemitério de Gião encontram-se em fase de conclusão.
As intervenções levadas a cabo nesta área adjacente ao cemitério, capela mortuária e igreja paroquial, rematam a malha urbana, reforçam a unidade do conjunto arquitetónico e estabelecem uma ligação entre os diferentes espaços de culto e veneração existentes, assim como consolidam o “centro cívico” da freguesia.
Esta valorização paisagística reforça a identidade patrimonial do sítio e enquadra a prática de usos sociais importantes na vida quotidiana da comunidade Gianense, designadamente, os rituais fúnebres, as festividades religiosas e a fruição informal e aprazível do sítio.
Ao nível da configuração física do lugar, destacam-se o novo arruamento que liga o largo do Adro à rua de Pinelas, cuja inserção e perfil trazem novas possibilidades de circulação e de estacionamento automóvel, e a introdução de percursos, passeios e rampas de acesso pedonal, que facilitam a mobilidade e a acessibilidade dos peões a todos os espaços de referência.
Paralelamente, conforma-se uma linguagem arquitetónica e paisagística em que os diferentes elementos da composição nos remetem para as referências sociais e culturais da comunidade.
O uso do granito, nas suas diferentes formas e texturas, é um elemento unificador de todo a zona, evocando a memória coletiva e reforçando o carácter identitário de um espaço de elevado simbolismo para a freguesia de Gião.
As amplas superfícies verdes, onde oliveiras e ciprestes simbolicamente representam o sagrado, elevam a tranquilidade do lugar, e oferecem também uma dimensão estética e ecológica a todo o conjunto.
Estamos certos de que esta importante intervenção vai contribuir para o reforço do bem-estar dos habitantes de Gião e de todos aqueles que utilizarem este belíssimo espaço.