8.ª Feira Social de Vila do Conde

2017/10/16

Decorreu da passada 6.ª feira até domingo, no Pavilhão do Parque de Jogos, na Av. Júlio Graça, a 8.ª Feira Social de Vila do Conde.
A cerimónia de abertura, presidida pela Vereadora da Câmara Municipal, Dr.a Lurdes Alves, teve também a presença do Rev. Padre Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social (CNIS), da Diretora Adjunta do Centro Distrital do Porto do Instituto da Segurança Social, Dr.a Rosário Loureiro e das entidades integrantes da Rede Social.
No domingo de manhã, também no espaço da Feira, realizou-se uma Tertúlia com Showcooking “Cozinha Saudável”, tendo como convidados o Chef Hélio Loureiro e as nutricionistas Ana Rute Gomes (Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde) e Lara Costa (ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde). Com cerca de uma centena de participantes, houve uma partilha sobre hábitos alimentares saudáveis, seguida de degustação, em que a sopa assumiu todo o enfoque. Com mais de uma centena de participantes, salientou-se a presença de técnicos de instituições, professores e alunos dos cursos profissionais de restauração e bar e de cozinha e pastelaria das Escolas Secundárias D. Afonso Sanches e José Régio, de técnicos de instituições e público em geral.
Organizada pela Rede Social e Câmara Municipal de Vila do Conde, esta iniciativa teve por objetivo, divulgar os serviços e projetos sociais existentes no Concelho e estimular o seu conhecimento junto da população.
Com a participação de mais de quatro dezenas de Instituições, desde entidades públicas, IPSS’s, ONG’s, até agentes locais com projetos no âmbito da intervenção social, a Feira Social, ao longo destes 3 dias contou com uma forte adesão de público que visitou a Exposição/Mostra e ativamente participou nos diferentes Ateliers que permanentemente foram acontecendo, assim como a Animação.
A cerimónia de encerramento, presidida pela Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Rede Social de Vila do Conde, Dr.a Elisa Ferraz, e das entidades integrantes da Rede Social, salientou a relevância de ter sido com o envolvimento de todos que esta Feira Social proporcionou uma maior e melhor divulgação sobre as respostas sociais, os projetos e as diferentes iniciativas no domínio da intervenção e integração social em curso no Concelho.
As manifestações demonstradas pelas instituições participantes e as opiniões de muitos dos visitantes levam a considerar-se ser uma iniciativa progressivamente consolidada e consequentemente a continuar. Ficamos assim a aguardar pela 9ª edição desta Feira Social do Concelho, que certamente será em outubro de 2018.