Pzzim – Programa de Educação Ambiental nas escolas

2017/10/04

A Câmara Municipal de Vila do Conde associou-se ao Projeto de Educação Ambiental Pzzim (PEA Pzzim) promovido pela Biorumo – Consultoria Ambiental e Sustentabilidade em parceria com a Agência de Energia do Porto (ADEPORTO). Este projeto inovador tem como objetivo, através de um processo artístico-músical, difundir e promover práticas de responsabilidade ambiental, junto da comunidade escolar do 1º ciclo do ensino básico.

Tendo como base uma fantasia musical, o Pzzim pretende sensibilizar alunos, professores e auxiliares de educação para a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis no que toca às temáticas da eficiência energética, valorização dos resíduos e valorização do património natural.

Numa primeira fase, até 31 de outubro, o PEA Pzzim distribuirá a todos os professores do 1º ciclo um Kit pedagógico composto por um CD de música “Fantasia Pzzim”, um livro temático que inclui um guia de atividades e um jogo de tabuleiro “Ambiente e Sustentabilidade”. Uma equipa do projeto visitará todas as EB1 para uma breve Ação de Sensibilização e entrega dos Kits.

No dia 21 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, vai ser realizado no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, um workshop dirigido a todos os professores, coordenado por um formador especializado nas temáticas do Projeto de Educação Ambiental.

Posteriormente, em datas e locais a definir, será realizado um concerto com o Coro dos Pequenos Cantores da Maia e uma Conferência PEA Pzzim dirigida a toda a comunidade.

O PEA Pzzim é um projeto operacionalizado ao abrigo do programa “Portugal 2020 Fundo ambiental – Incentivo ao desenvolvimento de programas, projetos e ações de educação ambiental.