Câmara de Vila do Conde disponibiliza serviço de atendimento à pessoa surda

2017/09/19

A Câmara Municipal de Vila do Conde tem disponível um serviço de atendimento à pessoa surda – Serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
A Área Metropolitana do Porto (AMP) lançou o desafio e a Câmara Municipal de Vila do Conde respondeu positivamente ao projeto “Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP”.
O objetivo é promover a igualdade de todas as pessoas no acesso á informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais com a disponibilização de um serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) que é assegurado pela empresa Serviin.
A pessoa surda pode aceder diretamente aos Serviços do Município tendo para tal disponível a intermediação de vídeo-chamada com interpretação em LGP, sem depender de terceiros para comunicar.
O serviço de vídeo-interpretação em Língua Gestual Portuguesa está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; pode ser realizado através de atendimento telefónico, no qual a pessoa surda efetua diretamente uma vídeo-chamada para o número12472 (custo de 1 cêntimo por minuto) ou via portal do cidadão surdo (gratuito); ou em atendimento presencial nos balcões de atendimento, onde está disponível, um telemóvel que permite fazer a vídeo chamada, assumindo o/a colaborador/a da autarquia vilacondense a função de mediador entre a pessoa surda e a Serviin.
Pretende-se, desta forma, facilitar a acessibilidade à informação e contribuir para uma sociedade mais inclusiva, permitindo que as pessoas surdas possam contactar de uma forma mais direta e autónoma a Câmara Municipal de Vila do Conde e a sua chamada seja encaminhada para o serviço pretendido.

Conheça as diferentes formas de atendimento à pessoas surda aqui

Para informações mais detalhadas consulte o portal do cidadão surdo