Caminhada Rural pelas freguesias da Junqueira e Touguinhó

2017/09/12

A Câmara Municipal de Vila do Conde realizou uma caminhada, no âmbito da “Feira Agrícola - Portugal Rural 2017”, que percorreu lugares das freguesias da Junqueira e Touguinhó, num total de cerca de 10 Kms rodeados de uma bela paisagem agrícola e florestal.

Mais de uma centena de caminheiros, entre eles a Vereadora Dr.ª Lurdes Alves, iniciaram o percurso junto ao Mosteiro da Junqueira, calcorreando os lugares de Sanguinhal e Barreiros, em direção à ribeira da Chantada e a sua célebre “Truta”. Passaram depois pela fonte da Garrida, pela quinta da Espinheira e chegados ao rio Ave desceram a Touguinhó, transpondo a “velha” ponte Românica, edificada na Idade Média.

Já na companhia do rio Este, e das inúmeras azenhas que pontoam as suas margens rumaram de regresso a Junqueira, mas desta vez aos lugares de Real e Barros, onde os aguardava os proprietários da Casa do Fulom, Sr. Joaquim Silva e D. Maria José que, amavelmente, explicaram as várias atividades aí desenvolvidas.

Antes de terminar, houve ainda tempo, para os caminheiros provarem e se deliciarem com os magníficos queijos produzidos nesta exploração agrícola, pela mão da jovem filha do casal, Teresa Silva.