Peça descoberta na Cividade de Bagunte em exposição nos Paços do Concelho

2017/09/04

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, foi selecionada para setembro uma inscrição descoberta na Cividade de Bagunte durante a campanha de escavações de 2017. Esta peça pode ser apreciada nos Paços do Concelho até ao final do mês, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Esta peça foi encontrada no alicerce de um muro da Cividade de Bagunte, abaixo da cota do piso de circulação, não sendo visível aquando do início da escavação arqueológica. Por essa razão, pensa-se que a inscrição foi reaproveitada após ter perdido a sua função original.

A sua cronologia está balizada entre a segunda metade do século II a.C. e a segunda metade do século I d.C., ou seja, está limitada entre a chegada dos Romanos ao Noroeste Peninsular e a alteração urbanística que deu origem ao muro onde a inscrição foi reaproveitada.

Trata-se de uma inscrição lavrada em latim. Traduzida, diz: Vírio (ou Viriato) mandou fazer.

Vírio é o que utilizava a víria, uma bracelete usada pelas chefias pré-romanas. Assim sendo e por outras palavras, Vírio foi o chefe Galaico, cujo nome próprio desconhecemos, que mandou fazer algo na Cividade de Bagunte.