Visitas Guiadas à Cividade de Bagunte

2017/08/10

Nos próximos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto, às 9.30H e às 14H, serão realizadas pelo Gabinete de Arqueologia do Município visitas guiadas à Cividade de Bagunte. Terá assim oportunidade de conhecer pormenorizadamente este importante sítio arqueológico nacional.
A realização destas visitas guiadas surge na sequência de algumas cenas do espetáculo “Um porto para o Mundo”, que este ano tem como título “FIOS DA VIDA”, relacionadas com a Cividade de Bagunte, um povoado fortificado pré-romano que se encontra classificado como Monumento Nacional.
A Cividade de Bagunte foi habitado pelos Galaicos, povo que ocupou uma vasta área do Noroeste Peninsular (Entre-Douro-e-Minho e Galiza), incluindo o território que hoje é o concelho de Vila do Conde.
Durante o processo de conquista romana da Península Ibérica, os Galaicos procuraram defender o seu território, tendo sido definitivamente conquistados durante a campanha militar de César Augusto (19 a.C.).
A Cividade de Bagunte foi ocupada permanentemente entre os séculos IV a.C. e IV d.C.. Contudo a grande maioria das suas ruínas data da segunda metade do século I d.C., altura em que todo o povoado sofreu uma profunda remodelação. Aí poderão ver muralhas, ruas e habitações do povo que, naquele período, dominava o curso final dos rios Este e Ave.
Trata-se de um património inestimável do concelho de Vila do Conde, que aguarda pela sua visita.

Condições da Visita:
- Dias das visitas:
18, 19, 20 e 21 de Agosto às 9:30H e às 14H;

- Visita e transporte gratuito;

- Ponto de partida: Cais da Alfândega;

- Inscrição obrigatória, a partir de 11 de agosto, através de:
e-mail: arqueologia@cm-viladoconde.pt
telefone: 252 248 468 (das 9h-17h)

- Direito de admissão reservado a pessoas com bilhete do espetáculo e com confirmação da inscrição;

- Lotação limitada a lugares disponíveis;

- Oferta de brinquedo em papel a crianças <12 anos.