Concurso de Pão Doce na Feira Portugal Rural

2017/08/03

A Comissão Organizadora da Feira de Atividades Agrícolas – Portugal Rural vai promover, uma vez mais, a realização do Concurso de Pão Doce de Vila do Conde, integrado no certame que decorrerá de 7 a 10 de setembro.

Esta iniciativa, aberta aos vilacondenses, pretende preservar e promover a tradição da produção do Pão Doce de Vila do Conde e estimular e incentivar a sua produção.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 50 participantes e podem ser feitas na Loja Interativa de Turismo, sita na Rua Cais das Lavandeiras, ou no Secretariado da Feira Portugal Rural, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, até ao dia 8 de setembro.

Os concorrentes deverão entregar dois Pão Doces, um para exposição e outro para avaliação, até às 14h do dia 9 de setembro, no secretariado da feira de Atividades Agrícolas, sendo a decisão do Júri revelada às 18h, do mesmo dia.

O Pão Doce de Vila do Conde era, por tradição, um doce produzido nos fornos a lenha das casas agrícolas, principalmente, no período da Páscoa, para oferta, como Folar, aos afilhados no Domingo de Aleluia, no Natal e nas festas da família. Por vezes, servia para retribuir alguns favores e reconhecer os amigos.

Regulamento_e_Inscrição_do_concurso_do_Pão_Doce_de_Vila_do_Conde_2017