Pano de Lírios em renda de bilros para apreciar nos Paços do Concelho

2017/08/03

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e dado que este ano se assinala a 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato, a decorrer até 6 de agosto, o Museu de Vila do Conde selecionou o Pano dos Lírios, em renda de bilros, executado em 2016 pela rendilheira Maria da Guia Monteiro.

A Feira Nacional de Artesanato deste ano dedica particular destaque às rendas de bilros, secular tradição de Vila do Conde e que esteve na origem da criação deste certame que reúne artesãos de todo o país.

Desde o século XVI que, nesta terra de marinheiros, pescadores, construtores navais e calafates, está enraizada a produção das Rendas de Bilros, afirmando-se, ao longo dos tempos, como um dos mais expressivos ex-libris de Vila do Conde.

Não deixe de visitar o Museu das Rendas de Bilros, que para além de salvaguardar as tradições desta arte, visa a sua promoção e divulgação, garantindo, desta forma, o futuro desta arte secular.

Esta peça pode ser apreciada, até ao final do mês, nos Paços do Concelho de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.