Destaque para escolas da Junqueira em projeto de robótica e programação

2017/08/02

O Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, da Junqueira, foi destacado como referência e exemplo de boas práticas na implementação do projeto-piloto “Iniciação à Programação no 1º ciclo”, promovido pela Direção Geral de Educação.

A Prof.ª Tânia Costa, do Agrupamento de Escolas da Junqueira, esteve presente no evento final do projeto-piloto como moderadora convidada do painel de Boas Práticas, onde apresentou o projeto europeu “Discovering the World”, desenvolvido em articulação com as docentes do 1º ciclo, Eduarda Costa, Julieta Ferreira e Ana Rosa Santos.

Este projeto contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde na aquisição do material robótico necessário para o seu desenvolvimento e teve como objetivo a construção de uma maquete da cidade de Vila do Conde. Essa maquete permitiu o intercâmbio com outras escolas, motivando os alunos para a descoberta de outras cidades do mundo, através da utilização da robótica e da programação.

Depois deste sucesso, já está em mente o próximo projeto europeu, denominado "Dr. Play”, cujo objetivo consiste na criação de jogos multidisciplinares com recurso à programação e robótica destinados a hospitais portugueses (Vila do Conde e Porto), e a hospitais escola situados na Espanha e Polónia. Com a aplicação de práticas de aprendizagens inovadoras, pretende-se promover a aquisição de competências-chave junto das crianças internadas na área de pediatria ou oncologia pediátrica.