Instalação Artística inspirada na Renda de Bilros assinala 40ª FNA

2017/07/18

Instalação Artística a partir da Renda de Bilros e Estado brasileiro do Ceará como convidado especial são os destaques da 40ª edição da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde

A Feira Nacional de Artesanato (FNA) de Vila do Conde está de volta este sábado aos Jardins da Av. Júlio Graça, estendendo-se até 6 de agosto. Este ano, para assinalar a sua 40ª edição, a organização preparou um programa que promete surpreender os milhares de visitantes. Destaque para uma Instalação Artística inspirada nas Rendas de Bilros e para o artesanato, a gastronomia e a música do Estado brasileiro do Ceará, convidado especial do certame.

Instalação artística inspirada na Renda de Bilros

imagem

Esta 40ª edição dedica particular atenção às Rendas de Bilros, arte responsável pela origem deste evento, e por essa razão, a organização convidou a artista plástica NeSpoon a realizar uma Residência Artística para a Instalação de um trabalho inspirado nesta secular tradição de Vila do Conde.

A artista polaca, em parceria com as rendilheiras vilacondenses, vai criar uma Instalação utilizando as nossas Rendas de Bilros como ponto de partida, integrando quadrados semelhantes aos utilizados na maior Renda de Bilros do Mundo, certificada pelo Guinness World Records a 2 de agosto de 2015.

NeSpoon é uma artista polaca de arte urbana que conjuga as rendas com a cerâmica, pintura, joalharia ou escultura. A maior parte do seu trabalho consiste na reprodução, em determinada área ou superfície (parede, mural, etc), de rendas que são produzidas à mão por artesãs, neste caso por rendilheiras vilacondenses.

Esta artista tem passado por diversos certames de arte urbana em várias cidades europeias como Viena, Milão, Moscovo, Helsínquia, entre outras. Já desenvolveu, também, trabalhos na Nova Zelândia e em Portugal (Estarreja, Sintra, Fundão e Açores).

Estado brasileiro do Ceará é o convidado especial

Este ano, a Feira Nacional de Artesanato recebe o Ceará como convidado especial e aquele Estado Brasileiro estará representado em Vila do Conde não só pelo artesanato, mas também pela gastronomia e pela música.

Artesanato do Ceará

imagem

O Ceará vai apresentar os produtos que nascem das mãos das mulheres artesãs cearenses, em diferentes tipologias: Barro, Rendas, Linhas, Fibras, Tecidos, Miscelânea, Indígena e Redes.

imagemA gastronomia do Ceará estará representada, no primeiro fim-de-semana do evento, pela mão do Chef Vicente Neto, brasileiro a residir em Portugal há cerca de 10 anos, e responsável pela cozinha do Cantinho do Avillez, em Lisboa.

Petiscos preparados com tapioca e açaí serão preparados diariamente no espaço dedicado ao Ceará, no recinto da FNA, e serão – com certeza – um forte atrativo para os milhares de visitantes do certame.

Grupo Luso Baião atua, no recinto da FNA, no dia 22 julho

imagem

O grupo surgiu na cidade de Lisboa em 2013, inspirando-se em nomes célebres da música brasileira como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Gilberto Gil, bem como grandes cantores e instrumentistas portugueses de que são exemplo Sérgio Godinho e Rão Kyao. Os visitantes da Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde poderão, assim, assistir a um espetáculo único, memorável e cheio de originalidade com fusões bem concebidas de ritmos presentes no Forró, como o Xote, Xaxado, Arrasta-pé e Baião, ritmo que nasce do casamento entre o Fado e o Maracatu com pitadas de Reggae, Rock, Samba, Côco.

Exposição "O Artesão, as Artes e Obra"

imagem

Um conjunto de 49 imagens selecionadas pelo júri do 26º Concurso Fotografia FNA, entre as 355 apresentadas a concurso, estarão patentes ao público no Teatro Municipal.

Trabalhos que reúnem o olhar dos concorrentes sobre os artesãos, as artes e os artefactos, que dão corpo e significado à Feira Nacional de Artesanato, para além de registarem ambientes, situações e emoções no palco e no decorrer da 39ª edição da Feira Nacional de Artesanato.

Sobreluzem entre os trabalhos expostos verdadeiros portefólios, superando o acaso de uma ou outra imagem mais feliz, revelando conjuntos coerentes e treinados do ato fotográfico que, de forma mais significativa, exprimem o espírito da Feira.

Exposição «40 Anos, 40 Ícones do Artesanato Português»

A celebração do 40º aniversário da Feira Nacional de Artesanato será, igualmente, assinalada com a realização da exposição «40 Anos, 40 Ícones do Artesanato Português», concebida propositadamente para o certame, e que “invadirá” as montras da cidade de Vila do Conde.

Com mais de 2 centenas de artesãos participantes, grande parte dos quais a trabalhar ao vivo, a 40ª Feira Nacional de Artesanato de Vila do Conde decorre de 22 de julho a 6 agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça. Em pleno coração da cidade de Vila do Conde, será possível apreciar o melhor e mais tradicional artesanato português, representativo das diferentes regiões do país.

No mesmo recinto, as também já tradicionais Jornadas Gastronómicas permitem percorrer os diferentes sabores das regiões do país, assim como a animação musical que trará ao evento as sonoridades tradicionais, fazendo um enlace perfeito com o saber ancestral dos nossos artesãos.

FNA_2017_desdobravel

Programa_animação_FNA

Ementas_Jornadas_Gastronómicas_FNA

ENTRADA LIVRE