Sessão sobre o Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego

Litoral rural 1 736 2500
17 Julho 2017

A Litoral Rural, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde, promove uma sessão de divulgação e lançamento do SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, no próximo dia 25 de julho, pelas 10h00, no Centro Municipal da Juventude.

Foi criado, pela portaria n.º 105/2017 de 10 de março, um novo sistema de incentivos ao empreendedorismo e ao emprego, o SI2E. Surge no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o principal objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego. Na Região do Norte, é implementado com verbas do NORTE 2020, através do FEDER e do FSE, e gerido por Grupos de Ação Local, Comunidades Intermunicipais e Área Metropolitana do Porto.

Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.

Contempla investimentos até 100.000,00€ no âmbito da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) do GAL Litoral Rural (até 235.000,00 no âmbito da intervenção da Área Metropolitana do Porto).

O SI2E visa apoiar projetos de criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas com criação líquida de emprego, através do financiamento de novos postos de trabalho até ao limite do IAS, e com apoio não reembolsável, entre 30% a 50% de investimento físico (equipamentos, informática, planos de marketing e pequenas obras de remodelação).

A participação nesta iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 21 de julho, através do 252 646 613 ou email: viladoconde2020@cm-viladoconde.pt