Vila do Conde: Seminário de Inovação Empresarial

Amvc semin rio inova  o empresarial dsc 7801 face 1 736 2500
07 Julho 2017

O Município de Vila do Conde, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e a Rede Social local, promoveu o Seminário de Inovação Empresarial que teve lugar, ontem, no Centro Municipal de Juventude.
A Dra. Elisa Ferraz, Presidente da Câmara, no seu discurso de abertura agradeceu a presença de todos e sublinhou a importância da responsabilidade social das empresas nestas iniciativas.
O Seminário teve como orador principal o Professor Doutor Filipe Almeida, presidente da EMPIS – Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, que falou dos programas de financiamento de projetos de inovação social: Capacitação para o Investimento Social, Títulos de Impacto Social e Fundo para a Inovação Social. Inovação Social é um conceito recente em todo o mundo, mas Portugal é pioneiro neste tipo de iniciativas, reforçou o presidente da EMPIS, devendo toda a sociedade estar sensibilizada para a importância destas iniciativas na resolução de problemas existentes na sociedade.
A Dr.ª Isabel Sá e a Dr.ª Rita Neves apresentaram um projeto de Inovação social já a decorrer no nosso concelho, o ValorIN – valorizar, integrando, da responsabilidade do MADI de Vila do Conde, que pretende valorizar o potencial de trabalho e a imagem das pessoas com deficiência e / ou doença mental e integrar para promover a empregabilidade inclusiva.
O Seminário teve ainda como oradores o Dr. Joaquim Dias, da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, que falou sobre os Projetos “MOVPME” e “Melhor Turismo 2020”, a Dra. Ana Maria Moreira, do BNI Conde, que explicou o funcionamento da rede de network BNI-Conde, e o empresário Manuel Ramos (Nelo), da empresa Mar Kayaks, que referiu ser a sua empresa sensível a esta temática da área social e por esse motivo aceitou desde a primeira hora participar no projeto ValorIN que está a ser desenvolvido pelo MADI desde 2017. O empresário anunciou a contratação de um dos jovens inseridos no referido programa, que será integrado na sua equipa de trabalho.
Este Seminário foi mais um mecanismo para estimular o mercado do investimento social, contou com a presença de 110 participantes, entre empresários, membros da Rede Social e representantes de outras instituições.