Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Vila Chã: expõe obra do escultor alemão Robert Schad

Amvc escultura vila ch  dsc 7762 face 1 736 2500
07 Julho 2017


Vila Chã tem em exposição no Largo dos Pescadores, uma obra de arte do reputado escultor alemão Robert Shad, que ficará patente até março de 2018.
Robert Schad esteve de férias em Vila Chã em 2012, onde conheceu o atual Presidente da Junta, Sr. Benjamim Moreira, com quem estabeleceu uma relação de amizade e lhe prometeu que um dia exporia nesta freguesia um trabalho seu, o que se tornou uma realidade no dia 22 de junho passado.
Esta escultura está inserida no projeto “Percurso Lusitano” onde Robert Schad apresenta, desde o início da sua carreira artística, na década de 1980, uma vasta exposição de esculturas. “Percurso Lusitano” revela-se como um momento único, tanto no número de esculturas expostas, como também na própria distribuição espacial, já que estão espalhadas em zonas de cariz histórico e ambiental de Portugal. As linhas que determinam as suas esculturas constituem um fio condutor que atravessa o país, permitindo novos pontos de vista sobre os locais em que as esculturas se encontram.
Segundo Robert Schad, “o ferro vem da natureza e o objetivo desta exposição é reintegrar este material no seu local de origem, através de formas que se prendem com a natureza, transmitindo a energia interior existente nas árvores e plantas”. Trabalhadas em ferro maciço e partilhando o mesmo diâmetro, as esculturas de Robert Schad caraterizam-se por uma contradição muito interessante, isto é, uma leveza visual que não pressupõe o peso físico de 1,5 tonelada. “É o sonho da leveza, em que sobressai o jogo da construção e do crescimento da escultura conjugado com a natureza”, explica o escultor alemão.
Com uma carreira artística amplamente reconhecida, Robert Schad tem vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais, em 1982, o Prémio de Desenho da III Bienal de Arte Contemporânea de Vila Nova de Cerveira. No ano de 2007, Robert Schad realizou no novo complexo da Santíssima Trindade, do Santuário de Fátima, a Cruz Alta, peça com 34 metros, e que ocupa um lugar central na obra de Robert Schad.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação