Vila do Conde pronta para mais uma época balnear

2017/06/22

A época balnear já abriu e Vila do Conde está preparada para receber todos aqueles que apreciam as nossas praias: nadadores salvadores colocados em todas as concessões e em algumas zonas não concessionadas, reforçados os meios de salvamento e de vigilância e limpezas efetuadas em toda a costa. Isto, acrescido à beleza natural, deram novamente à maioria das nossas praias os galardões de “Bandeira Azul”, “Qualidade de Ouro” e “Praia Acessível”.

Ao nível da segurança tudo está a funcionar em pleno com a presença de nadadores salvadores em todas as praias concessionadas. Quanto às áreas não concessionadas, a Câmara Municipal está a assegurar os custos com a presença de nadadores salvadores nas praias do Mestre, em frente à Quinta do Eng. Carvalho, entre Azurara e Árvore, um para operar a moto de água e outro para patrulhamento de toda a costa, num total de 6 profissionais. Por sua vez, a Docapesca assume a presença de nadadores salvadores na Praia Azul (centro e sul).

Este ano, foi lançado, pelas Câmaras Municipais de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Centro Hospitalar e Associação Os Delfins / Golfinhos, o projeto inovador de Salvamento Diferenciado. Trata-se do reforço da vigilância por uma equipa constituída por um nadador salvador enfermeiro que, ao fim de semana, é acompanhado por um outro enfermeiro. Estes elementos tripulam um veículo todo o terreno equipado com diversos meios, entre eles um desfibrilhador automático externo (DAE), que permitirão a primeira assistência em terra e prestar assistência a pequenas urgências.

Ao nível da limpeza das praias, a autarquia procedeu à limpeza de toda a costa antes do arranque da época balnear, ficando agora as áreas concessionadas a cargo dos concessionários e as zonas não vigiadas continuarão a ser alvo de manutenção por parte da Câmara Municipal.

Contudo, Vila do Conde não é só praia. Para quem preferir uma longa e relaxante caminhada ou um passeio de bicicleta à beira mar, poderá usufruir do passeio pedonal, da ciclovia da marginal atlântica e dos extensos passadiços que percorrem a costa, de Azurara até Labruge.

Às praias e à paisagem natural, há que acrescentar o vasto património, os locais históricos, o artesanato, a gastronomia, a programação cultural e desportiva, sem esquecer que Vila do Conde é terra de gente hospitaleira, sempre pronta a acolher de forma calorosa quem nos visita.