Viaturas de recolha de resíduos com nova decoração

2017/06/19

Nos próximos dias, todas as viaturas de recolha de resíduos de sólidos urbanos (RSU) do Serviço de Higiene e Limpeza (SHL) da Câmara Municipal irão circular pelo concelho com uma nova decoração, que tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem.

É fundamental envolver e estimular a comunidade a adquirir hábitos de reciclagem e daí as viaturas puderem funcionar como agentes sensibilizadores, ao mesmo tempo que dão indicações de contactos para esclarecimento de dúvidas.

Nos últimos meses, a Câmara Municipal, com o apoio da Lipor e das Juntas e Uniões de Freguesias tem promovido várias sessões de esclarecimento sob o mote da reciclagem e dando a conhecer os serviços / projetos em curso.

Atualmente a autarquia vilacondense desenvolve duas ações únicas em todo o país: o “Mercado Inteligente” (equipamentos que permitem a deposição controlada de resíduos) e a recolha de resíduos verdes em contentores públicos em todas as freguesias, à exceção da cidade.

Em parceria com a Lipor, a Câmara Municipal dinamiza outros projetos, tais como “Restauração 5 estrelas” (recolha de resíduos orgânicos), “Aqui separamos com o coração” (recolha multimaterial), “Dose certa” (prevenção da produção em estabelecimento de restauração), recolha de resíduos verdes nos cemitérios do concelho, recolha seletiva em feiras e romarias e compostagem caseira.