S. João: Emanuel na noite mais longa do ano

2017/06/23

As Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça são o momento alto da noitada de S. João, em Vila do Conde, a partir das 22h. Mais tarde, o tradicional espetáculo de fogo de artificio irá iluminar o céu da cidade, seguindo-se o concerto do rei da música popular portuguesa, Emanuel, garantido um divertido pé de dança ao som de êxitos como "Ritmo do Amor" e "Baby és uma bomba".

Mas, a noite mais longa do ano tem muito mais. Aqui fica o roteiro:

22h - Grandiosas Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça;

23h30 - Atuações dos Ranchos do Monte e da Praça no Monte do Mosteiro e na Praça de São João, respetivamente;

1h30 - Espetáculo de fogo-de-artifício, cachoeira, aquático e piromusical no estuário do rio Ave;

2h - Atuação de artistas de música popular na Praça D. João II (Emanuel) e no Monte do Mosteiro (Duo Baila Comigo).

A noitada torna-se ainda mais colorida com as cascatas e os balões de S. João. Poderá apreciar as cascatas instaladas nos seguintes locais: Paços do Concelho, Praça da República, Largo Dr. Cunha Reis, Praça de São João, Largo da Bajoca, Largo Dr. Acácio Barbosa, Largo Prof.ª Cristina A. Cordeiro, Rua Joaquim Maria de Melo, Largo Guilherme Gomes Fernandes, Avenida Bernardino Machado, Avenida Dr. Artur Cunha Araújo, Rua dos Benguiados e Largo Antero de Quental (Praça Velha).

Na Praça da República podem ser apreciados os Mastros de São João. Uma tradição para se manter que regista uma forte adesão por parte das Juntas/Uniões de Freguesia, que, com todo o orgulho, querem ficar na memória dos vilacondenses, como tendo apresentado o Mastro mais bem decorado.

Nos Jardins da Avenida Júlio Graça está a decorrer a Feira à Moda Antiga. Entre oficinas, bancas e iguarias gastronómicas são recriados os usos e costumes portugueses do final do século XIX e início do século XX, com demonstração de artes e ofícios, vendedores e figurantes trajados à época, ficando os visitantes imbuídos pelo espírito da época.

Também nos Jardins da Avenida Júlio Graça, a Expomarca marca presença. Trata-se de uma exposição de veículos automóveis que tem sido, ao longo dos anos, o ponto de encontro das principais marcas do ramo automóvel, agrícola e outras empresas ligadas ao sector como Escolas de Condução, Empresas de aluguer de automóveis, Centros de receção e desmantelamento de veículos, Componentes para automóveis e Forças de Intervenção e Segurança.

O parque de diversões está instalado no recinto da antiga Seca do Bacalhau e também, para os mais novos, nos Jardins da Av. Júlio Graça. Há carrosséis para todos os gostos, farturas e bifanas.

Nos restaurantes da cidade podem ser saboreados o tradicional cabrito assado, o arroz no forno e as típicas sardinhas assadas.

E com tudo isto, não pode faltar o martelinho ou o alho porro!

Bom São João!