Terminou a 1ª fase de recuperação de muros de pedra da Cividade de Bagunte

2017/05/24

No final da semana passada terminou a 1ª fase da obra de recuperação dos muros de pedra que delimitam a propriedade municipal na Cividade de Bagunte, pelo lado da EM 527. Ainda durante este ano é expectável que se proceda a uma 2ª fase, que corresponde à recuperação dos muros que delimitam a propriedade pelo lado da rua que dá acesso ao posto de transformação.
Nesta 1ª fase estava previsto recuperar cerca de 100m de extensão, mas o mau estado de conservação dos muros obrigou a trabalhos mais profundos, que resultaram numa intervenção mais extensa e que rondaram os 150m.
Esta intervenção teve um custo muito reduzido, pois foi feito com recurso a meios internos do município e da APPA-VC, associação que desde longos anos tem auxiliado a Câmara Municipal de Vila do Conde a desenvolver projetos relacionados com a arqueologia do concelho e, em particular, com a Cividade de Bagunte.
Para além da capacidade de delimitar a propriedade municipal, este investimento têm óbvios benefícios para quem circula naquela estrada municipal. Os muros de pedra encontravam-se em mau estado de conservação, o que levava a frequentes desmoronamentos parciais, algo que agora se consegue evitar.
Foram igualmente instalados dois portões que irão, agora, ficar fechados, evitando que trânsito motorizado entre indiscriminadamente na propriedade e destrua as suas ruínas. Contudo, para todos os que pretendem aceder ao interior da propriedade foi criado um acesso pedonal, junto a um dos portões. Esta passagem assegura, tanto a peões como a ciclistas, a possibilidade de usufruir dos diversos trilhos florestais existentes neste sítio arqueológico, classificado como Monumento Nacional desde 1910.