Dia da Marinha em Vila do Conde: milhares de pessoas no encerramento das Comemorações nas Caxinas

2017/05/22

Milhares de pessoas ocorreram ontem, bem cedo, às Caxinas para assistirem às cerimónias de encerramento das celebrações do Dia da Marinha, que decorreram em Vila do Conde durante nove dias (de 13 a 21 de maio).
A manhã iniciou-se com a cerimónia religiosa na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e concelebrada pelo Prior da Paróquia de Vila do Conde, Monsenhor Domingos Araújo, e pelo Capelão-mor da Armada, no fim da qual tiveram lugar as cerimónias militares, em que marcaram presença, entre outras entidades, o Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Eng.º Aires Pereira, Vereadores dos Executivos Municipais de Vila do Conde e Póvoa, Presidentes de Junta, movimento associativo concelhio, entre outros.
Depois da cerimónia militar, deu-se início ao desfile, ao longo da marginal entre Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Foi também possível observar os meios marítimos e aéreos da Marinha.
A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, no final das cerimónias, confessou-se “feliz e honrada pelo facto da Marinha ter escolhido Vila do Conde, no ano em que celebra os seus 700 anos, como uma das cidades de acolhimento desta marcante comemoração, o que realça a importância do nosso Município no panorama nacional e faz destacar a sua forte ligação ao mar e às atividades com ele relacionadas, bem como a sua incomparável riqueza histórica e patrimonial”.
Por sua vez o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, António Silva Ribeiro, sublinhou o profundo reconhecimento que a Marinha tem pela forma fraterna, amiga e marinheira como foram recebidos”, destacando também o “empenhamento da população, do concelho e cidade em especial, que foi extraordinário e sendo motivo de jubilo para a Marinha”.
Terminaram assim, e em clima apoteótico, as comemorações dos 700 anos da Marinha, que proporcionaram à população experiências únicas e inesquecíveis e com todo o corpo da Marinha a enfatizar a beleza da nossa cidade, a hospitalidade e simpatia de todos os vilacondenses.