Art4480 – arte urbana em Vila do Conde a 20 e 21 de maio

2017/05/17

Evento dedicado à arte urbana será promovido nos dias 20 e 21 de maio, no Parque de Jogos do Castelo, pela Câmara Municipal de Vila do Conde, sob orientação artística de Isabel e Luís Lhano
A arte urbana tem sido tema de grande interesse em Vila do Conde, tendo-se executado alguns trabalhos de grande qualidade e que têm despertado a atenção do público, como o mural de celebração da presença de Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde, os murais das Caxinas e o mural dedicado às mulheres da seca do bacalhau.
Em voga em todo o mundo, a arte urbana tem por objetivo dignificar espaços abandonados ou edifícios devolutos, dando-lhes uma nova roupagem, chamando a atenção para os mesmos, trazendo a arte para a rua, fora do seu contexto expectável de museu ou galeria de arte, democratizando-a, tornando-a mais próxima de todos que pelas ruas circulam, associando-se, em inúmeros casos, a contextos culturais próprios do território em que se inscrevem.
Por outro lado, também proliferam por Vila do Conde, cada vez mais, e à semelhança do que acontece um pouco por todas as cidades, desenhos de spray, pelos alçados de monumentos, em edifícios particulares e arquitetura civil, os chamados “tags” de grafitti, que se tornam quase impossíveis de controlar e que, quando removidos, rapidamente voltam a ser repostos. Os custos de limpeza e remoção das paredes são elevados e exigem uma contínua execução, o que se torna impraticável.
Procurando enquadrar os jovens que se dedicam a estas práticas, que em muitos casos são consideradas crime, sobretudo quando praticadas em edifícios classificados, a Câmara Municipal de Vila do Conde, vai promover um evento dedicado à arte urbana, sob orientação artística da pintora vilacondense Isabel Lhano e de seu filho Luís Lhano, com vista a promover um local de encontro para que os jovens possam praticar livremente a sua arte, num espaço organizado para o efeito, no sentido de abandonarem as práticas que vem a decorrer em vários espaços públicos, numa aproximação da comunidade ao artista local, no incentivo à criatividade artística, com a criação de espaços de contenção dedicados à arte urbana.
Do evento consta também a 2ª mostra da N.A.U. - o Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde e Póvoa de Varzim - , cujos artistas, em 2012, fizeram uma intervenção artística no interior do edifício da seca do bacalhau e que agora desenvolverão novo trabalho de arte urbana.
Assim, entre as 15h e as 24h dos dias 20 e 21 de maio, os jovens que habitualmente procuram espaços para desenvolver os seus graffitis, são convidados a integrar esta atividade, no muro do Parque de Jogos do Castelo.
A participação é livre e aberta a todos os interessados. O evento objetiva criar um espaço próprio para este tipo de intervenções, sensibilizando os jovens que cada artista deverá ter o seu espaço de criação e que a arte urbana deve ser encarada como uma manifestação de embelezamento do espaço público e não algo que destrói o património que pertence a todos.