Telefone de Mesa Bramão em exposição nos Paços do Concelho

2017/05/03

Como "Peça do Mês" de maio em exposição nos Paços do Concelho, e para assinalar o Dia Mundial das Telecomunicações comemorado a 17 de maio (data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas), o Museu de Vila do Conde selecionou o Telefone de Mesa Bramão pertencente ao acervo do Núcleo Museológico de Vilar.

Concebido pelo português Cristiano Augusto Bramão, em 1879, este telefone de mesa é o resultado da continuação dos trabalhos de pesquisa iniciados em 1878 por este 1º Oficial da Direção Geral dos Telégrafos. Com chamada feita através de manipulador Morse, o telefone de Bramão é considerado uma referência a nível internacional, por ser o primeiro aparelho do mundo que apresenta, numa única peça, o auscultador e o microfone. Esta solução concebida por este português só viria a ser adotada pela indústria de telefones muito mais tarde, no final do século XIX.

Esta peça pode ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, nos Paços do Concelho.

No entanto e caso queira conhecer melhor o acervo do Núcleo Museológico de Vilar, tutelado pela Fundação PT, e ver retratados episódios da história das telecomunicações em Portugal, conhecer diversos modelos de telefones antigos e também como funcionavam as antigas Centrais Telefónicas de Comutação Manual (assistidas por telefonistas), deverá efetuar uma marcação para visita guiada gratuita através dos telefones 225003937, 229271643 ou do e-mail manuela.v.oliveira@telecom.pt