Preparação da época de fogos florestais 2017

Img 7201 1 736 2500
20 Abril 2017

Realizou-se ontem, dia 19 de abril a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) na qual foi apresentado o Plano Operacional Municipal (POM) para 2017, designadamente no que diz respeito ao dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para o período de fogos florestais que se avizinha e que inclui também a inventariação de meios, e a sua distribuição no terreno.
Recorda-se aqui a época de incêndios florestais de 2016 (133 ocorrências, 35 ha de área ardida), e os resultados satisfatórios então verificados, em linha com a generalidade das campanhas anteriores e se comparados com o que se passou na região e no país.
O momento foi ainda aproveitado para lembrar as diversas ações de sensibilização que têm decorrido um pouco por todo o concelho, junto da população, e muito particularmente da Comunidade Escolar Concelhia, relativas à defesa e preservação da floresta.
Por outro lado, o trabalho de silvicultura preventiva e a beneficiação dos caminhos florestais, desenvolvido pela equipa de Sapadores Florestais, bem como a limpeza de faixas de gestão, muito têm contribuído para um acesso facilitado ao interior da floresta concelhia, permitindo a reflorestação cuidada e criteriosa das nossas manchas florestais.
Enfim, a expectativa é grande e espera-se que a mobilização e disposição dos meios no terreno possam conduzir a resultados satisfatórios na campanha que se avizinha, na esteira do que sucessivamente tem acontecido.