25 de Abril em Vila do Conde

2017/04/21

Um espetáculo de vídeo mapping, com motivos alusivos à Revolução dos Cravos, a projetar antes da entoação de “Grândola Vila Morena”, no Largo dos Artistas, é a novidade do programa comemorativo do “25 de Abril”, em Vila do Conde.

A celebração volta a ser promovida pela Câmara Municipal, e é ainda marcada por um concerto de Sérgio Godinho, por manifestações desportivas, pela Cerimónia Oficial, e também pela habitual homenagem no monumento aos ex-combatentes.

O concerto “Liberdade”, protagonizado pelo cantor, compositor e poeta Sérgio Godinho, irá marcar o arranque das comemorações, no dia 22, às 21h30, no Teatro Municipal.

Momento significativo do programa é a entoação de “Grândola Vila Morena”, às 00h20 do dia 25, no Largo dos Artistas, que é antecedido, como já foi referido, por um espetáculo de vídeo mapping, que tem início à meia noite.

Na manhã de 25 de abril, às 10h30, o Hastear da Bandeira e o Hino Nacional, com Guarda de Honra e a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, darão início à Cerimónia Oficial, na Praça Vasco da Gama, numa sessão em que, para além das intervenções habituais, atuará um grande coro, formado por associações, instituições e escolas, que interpretará músicas e poemas de Abril.

No Cais dos Assentos, junto ao Monumento aos Antigos Combatentes do Ultramar, às 12h15, será depositada uma coroa de flores, em memória dos soldados vilacondenses falecidos na antiga guerra colonial.

A par dos momentos oficiais, irá decorrer a Maratona de Futebol “25 de Abril”, que tem início às 22h00 do dia 24, no Parque de Jogos, assim como Provas de Atletismo, a partir das 10h30, pelas ruas da cidade.

A Presidente da Câmara, Dra. Elisa Ferraz, faz um apelo a todos os vilacondenses para que participem nesta comemoração e se juntem num evento de tão grande significado, em que se celebra a Liberdade e os valores da Democracia.